O município considerado a Capital Nacional da Agricultura Familiar há décadas perpetua a tradição de comemorar a data de 25 de julho, o Dia do Colono e Motorista. Herança dos primeiros colonizadores, os trabalhadores rurais e, também, dos profissionais das estradas. Ambos de importância essencial para o desenvolvimento da sociedade.
Apesar das duas classes de trabalho não terem parado suas atividades durante a pandemia de Covid-19, os eventos comemorativos alusivos à data precisaram ser adiados devido aos regramentos sanitários. Com atividades de retomada, há também o retorno de festas em Canguçu, que devem movimentar os moradores nos próximos dias.
A tradicional Festa do Colono e Motorista do Herval será realizada na próxima segunda (25). O evento é anualmente comemorado na data alusiva ao feriado municipal. Com a presença de diversas empresas, opções gastronômicas e atrações festivas, o evento ocorre no Centro de Eventos do Herval, 2° Distrito, desde o começo da manhã. A Festa em Canguçu Velho, que seria realizada no dia último dia 17, foi transferida para 14 de agosto, em decorrência das condições climáticas na data anterior.
O Esporte Clube Cruzeiro, localizado na cidade, irá realizar sua festa no dia 24 de julho, com abertura às 14h. O momento deve contar com estandes, praça de alimentação, brinquedos infláveis e outras atrações. Durante as festividades, serão feitas apresentações musicais, escolha do casal Fritz e Frida e, ainda, estarão presentes ex-jogadores da dupla Gre-Nal.