Ator e dramaturgo canguçuense é contemplado com o Prêmio Funarte RespirArte

Interpretação da personagem Vó Selma rendeu a classificação na premiação nacional (Foto: Divulgação)

No dia 9 de janeiro, o canguçuense Thairone Dorneles realizou uma apresentação na estreia do canal Professor Arteiro, no YouTube, no qual contou sobre a peça “A lenda da Erva-Mate”, obra de sua autoria contemplada com o Prêmio Funarte RespirArte, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Dorneles é ator, dramaturgo e roteirista. Ele também trabalha com música, letra, cenografia, figurinos, maquiagem, edição e direção de vídeo. Na obra premiada contou com o auxílio de Gustavo Baldi na trilha sonora, arranjos, sonoplastia, edição e direção de áudio, além da participação de Rosane Vieira da Silva na criação de figurino.

A obra e sua premiação
A premiação nacional da obra se deu após processo que selecionou e classificou 250 premiações para a área de artes integradas e 270 para as demais áreas, sendo um total de 8,6 mil inscritos no edital. Na categoria teatro, ao lado de Dorneles, concorreram outros 1,3 mil artistas de todo o país, sendo apenas 270 premiados.

A interpretação da personagem Vó Selma rendeu sua classificação com a história de origem do chimarrão que foi escrita, interpretada, produzida por Dorneles a partir da adaptação da lenda Guarani. O ator também contou com a parceria do músico, compositor e multi-instrumentista Gustavo Baldi, que passou a trabalhar ao lado dele por conta da pandemia de coronavírus.

“Esse prêmio, além de um importante marco em minha carreira, reflete, sobretudo, a importância e necessidade de políticas públicas que incentivem e viabilizem ações culturais e, principalmente, o reconhecimento e a valorização dos artistas e trabalhadores da cultura local. Canguçu tem um enorme potencial artístico-cultural, mas há ainda um longo caminho a ser percorrido no que tange ao reconhecimento e valorização da classe artística por parte do poder público”, comentou o ator.

Outras participações
Além dos dois editais a nível nacional, o ator foi contemplado em outros três editais de Pelotas, sendo o mais recente o Prêmio Movimento de Reconhecimento da Cultura Pelotense; um edital a nível estadual e outro internacional – participando do Festival UP!, maior festival online da América Latina, em 2020.

Esse é o segundo edital nacional em que o artista é contemplado. Em agosto do ano passado, Dorneles também participou do Sesc Cultura ConVIDA!, promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) que contemplou outras 470 obras de todo o Brasil.

De acordo com ele, a “A lenda da Erva-Mate” tenta resgatar a cultura literária popular, através de um conto que perpassa os tempos, ilustrando tradições dos povos ameríndios que se mesclam com a cultura tradicionalista gaúcha. Além do caráter informativo acerca da origem da erva-mate, a obra busca preservar e valorizar a cultura indígena.

Trabalhos realizados durante a pandemia
A criação do canal deve divulgar suas produções relacionadas ao teatro e literatura popular, como meio de difundir e possibilitar o acesso à linguagem teatral e ao resgate da literatura popular brasileira. E diante do contexto atual de pandemia, deverá atuar basicamente através de ferramentas digitais.

Para ter contato com o trabalho de Dorneles, basta acompanhar suas redes sociais, local onde passou a divulgar todos os conteúdos que vem desenvolvendo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome