Os investimentos e ações realizados pelo Executivo Municipal de Arroio Grande elevaram os indicadores de qualidade dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Índice Sintético Final (ISF), utilizado para avaliar o desempenho de municípios no Programa Previne Brasil, mostrou uma melhoria significativa: em agosto de 2024, Arroio Grande registrou um ISF de 7,68, um aumento de 21,14% em relação a janeiro de 2024 (ISF de 6.34).
O avanço reflete o cumprimento de metas essenciais como o atendimento a pacientes diabéticos e hipertensos, vacinação, saúde da mulher, cuidados pré-natais e novas iniciativas, como o atendimento estendido na UBS Centro para trabalhadores, a atuação de educadores físicos na reabilitação de pacientes e a criação de um grupo de apoio antitabagismo. A elevação no ISF traz um aumento de recursos para o município e comprova o compromisso com a excelência no atendimento à comunidade. O coordenador das UBSs, Gustavo Prestes, também destacou uma expansão na estrutura de atendimento: a homologação de três novas equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), conforme a Portaria nº 5610 de 23 de outubro de 2024.
Com isso, Arroio Grande contará com sete equipes da ESF, permitindo uma ampliação dos atendimentos nas quatro UBSs do município, o que dinamizará ainda mais os serviços prestados à população.