Mais três municípios da região tem situação de emergência reconhecida pelo governo federal

Plantações foram afetadas pela estiagem (Foto: Arquivo/Diones Forlan/JTR)

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência de mais três municípios da região: Arroio Grande, Jaguarão e Rio Grande.As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União de quinta-feira (10).

Nas últimas semanas, Herval e Pedras Altas também tiveram o reconhecimento. Em todo o Rio Grande do Sul são 327 cidades. Nos municípios de abrangência do escritório regional da Emater-RS/Ascar as perdas acumuladas já somam R$ 1,2 bilhão, conforme o último boletim divulgado pela instituição. Ao todo, 32.054 produtores estão sendo atingidos nos setores de milho, soja, feijão, tabaco, olericultura, fruticultura, leite e pecuária de corte.

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome