Expofeira de Arroio Grande apresenta ciclo de palestras e promove conhecimento técnico

Evento promove conhecimento aos produtores rurais da região. (Foto: Rafael Viana/JTR)

A programação da 83ª Expofeira de Arroio Grande apresentou, até o momento, uma série de palestras tratando do setor produtivo, em suas mais diversas áreas, cumprindo um dos objetivos do evento, que é de promover conhecimento aos produtores rurais da região.

Já na terça-feira (1º), a cargo da empresa Planfer, foram apresentados os resultados da Safra 2021/2022 do Centro Tecnológico Chasqueiro com Valmir Menezes, Claudia Lange e Anderson Vedelago. O Centro fica localizado no 3º distrito de Arroio Grande, e possibilita o desenvolvimento de pesquisas de produtos e tecnologias, além de fornecer treinamento e capacitação para a equipe e clientes da Planfer.

No prosseguimento da programação, a empresa Agrocampo promoveu, na quarta-feira (02), a Noite da Pecuária. Em sua 4ª edição, o evento reuniu pecuaristas que assistiram as explanações de Jean Narvaez, representando a Unifertil-Fertilizante, falando sobre a importância da adubação e calagem em espécies forrageiras; o veterinário Marcelo Silveira, proprietário da Agrocampo, abordou em sua fala as estratégias para o aumento de produção em rodeio de cria e, finalizando a noite, Diane Ramires apresentou dados do acompanhamento a campo de desmame precoce.

Na quinta-feira (03), a Cotribá inovou ao trazer para Arroio Grande o Seminário Técnico de Corte. Em sua 2ª edição, o evento, realizado no palco de shows da Expofeira de Arroio Grande, reuniu um bom público que acompanhou dois cases de sucesso com a zootecnista Luana Botelho (suplementação com creep feeding) e com o engenheiro agrônomo Joaquim Freitas (suplementação energética em pastagem de inverno). Duas palestras ainda fizeram parte da tarde de conhecimento técnico, com o engenheiro agrônomo Felipe Bortolotto, tratando sobre a inovação em gado de corte; e com Paulo César Carvalh, zootecnista, com o tema “Sistemas de integração Lavoura Pecuária”. Após as palestras, os participantes puderam conferir, através de uma dinâmica, uma amostragem de gado suplementado com as técnicas tratadas no seminário.

À noite, no Restaurante do Parque Guilhermino Dutra, foi a vez do setor de grãos ser o assunto, através do seminário da Expofeira que recebeu o economista chefe da Farsul, Antônio da Luz, que abriu a noite fazendo uma análise para os mercados de arroz e soja.

O Presidente da Federarroz, Alexandre Velho divulgou as ações da instituição dando um panorama da situação atual e as perspectivas futuras para os negócios. Milho em terras baixas também foi assunto dentro do seminário através da experiência do palestrante Lauro Soares Ribeiro, da agropecuária Canoa Mirim.

Roberto Carlos Wolter, representando o IRGA, apresentou os resultados de uma pesquisa sobre o Milho Irrigado em Terras Baixas e, finalizando a noite, Ivan Dressler fez o lançamento do fungicida Seltima, produzido pela Basf com ação preventiva de controle da Brusone na cultura de arroz.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome