Humanização e respeito, bases que sustentam o desenvolvimento de Arroio Grande

Prefeito Ivan Guevara (cen.) com o vice-prefeito Casca Silva (esq.) e primeira-dama e secretária geral de governo, Roseane Guevara (Foto: Divulgação)

Após o processo eleitoral que conduziu o Progressistas para mais quatro anos à frente do Poder Executivo em Arroio Grande, o prefeito Ivan Guevara busca implementar sua dinâmica de trabalho. Por oito anos atuando como vice ao lado do ex-prefeito Luis Henrique Pereira, ele recebeu nas urnas o voto de confiança da população arroio-grandense para seguir pondo em prática o projeto político de desenvolvimento progressista.

Natural da Nicarágua, Guevara é formado em medicina, chegando ao município em 1990 para exercer sua profissão o que, por consequência, o aproximou da comunidade. Ao relembrar da chegada, ele ressalta as dificuldades para conquistar seu espaço profissional, porém a forma solidária de tratar a população foi o ingrediente necessário para que fosse reconhecido por sua excelência profissional e simpatia.

A vida política começou através da esposa e atual secretária geral de governo, Roseane Guevara, que foi vereadora por quatro mandatos representando o PTB, partido a qual ajudou na fundação local. No entanto, ele denomina que, na época, sua atuação política era meramente de coadjuvante.

Após um período afastado do meio político, Guevara aceitou o desafio de concorrer a vice-prefeito ao lado de Luis Henrique Pereira. “Havia uma resistência por parte da minha família, mas ao analisar a história do Henrique e sua trajetória política, acabei arriscando”, lembra. Desta forma, os dois chegaram ao poder vencendo duas eleições, implementando um governo baseado em obras de infraestrutura e investimentos em políticas sociais, mesmo enfrentando duras crises econômicas durante o mandato.

Tendo como principal projeto de vida a medicina, Guevara nunca se imaginou ser prefeito, por isso declara que seu nome surgiu para essa eleição pela circunstância, fato que o levou a trocar de sigla partidária passando a fazer parte do Progressistas. Para vice-prefeito, o escolhido foi o professor e ex-vereador José Cláudio Ávila da Silva, o Casca Silva, que agregou à chapa a experiência política e o envolvimento com causas sociais.

Em relação à gestão pública, o líder do Executivo compara com a medicina, sendo um aprendizado dia a dia, e acredita que com vontade e fé conseguirá superar as expectativas da comunidade.

Com pouco mais de três meses de governo, Guevara vem enfrentando o desafio comum a todos os gestores públicos, a pandemia de coronavírus, fato que tem tornado os dias mais intensos e complicados. Mesmo assim, tem se buscado manter a agenda de trabalho de forma a fazer o melhor por Arroio Grande ao longo de sua administração.

Gestão em grupo busca dinamizar as ações do Executivo
Para o início das atividades à frente do Executivo Municipal, o prefeito cercou-se da experiência política e do conhecimento de gestão. Para isso, exerce um mandato compartilhado ao lado da primeira-dama e secretária geral de governo, além do vice.

Com a experiência parlamentar de oito anos, Casca Silva mantém uma relação forte com políticas sociais em um modelo de trabalho baseado em fazer gestão para a população. A ascensão política veio naturalmente, firmando uma parceria importante com Guevara e obtendo a oportunidade de executar aquilo que projetava como vereador.

A equipe de governo está pautada em manter uma gestão baseada na responsabilidade, sempre buscando o desenvolvimento. Ao avaliar os oito anos de governo progressista, Casca destaca que nesse tempo Arroio Grande ganhou uma nova roupagem, através das obras de infraestrutura, com a intenção de dar continuidade ao projeto de desenvolvimento com a estrutura deixada pelo governo anterior.

“Em todas as áreas podemos observar o trabalho deixado pelo nosso grupo. Se temos hoje as estruturas, nosso objetivo é torná-las eficientes e colocá-las à disposição da comunidade”, declara o vice-prefeito.

Humanização e respeito são as palavras que norteiam o trabalho dos atuais gestores, buscando satisfazer a comunidade e, acima de tudo, primar pela responsabilidade na prestação das contas públicas.

Ao fazer um balanço do início de governo, Roseane avalia as ações como positivas e afirma que o momento é de reorganização e de buscar resolutividade. Dentro das pautas que estão ganhando espaço nesta fase, destacam-se as tratativas junto a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para o melhoramento da oferta energética no município, fator considerado essencial para atrair investimentos para a cidade. O retorno da atuação da balsa sobre o Canal São Gonçalo em Santa Isabel é outro projeto importante que a gestão tem se debruçado para resolver, pois sua ativação pode auxiliar no desenvolvimento daquela localidade. “Estamos fazendo um levantamento de tudo que é pago pela Prefeitura. Nosso objetivo é cuidar e fazer tudo com lisura”, afirma a primeira-dama e secretária.

O Executivo Municipal tem no funcionalismo público uma das prioridades, buscando dar as melhores condições de trabalho, ouvindo todos os setores da Prefeitura no início da gestão. Assim, busca-se projetar o desenvolvimento da cidade e acertar a parte econômica do município, gerando na comunidade o sentimento de pertencimento, resgatando a identidade de ser arroio-grandense.

A pandemia tem preocupado e freado os projetos dos atuais gestores. O colapso na saúde é considerado assustador e preocupante, fazendo com que a equipe venha sair do município para captar investimentos. Um dos dispositivos utilizados pela administração é a busca por emendas parlamentares para viabilizar a execução de projetos como aquisição de veículos, máquinas agrícolas e maquinário para a Secretaria de Obras.

Enfrentamento ao coronavírus
Em relação à pandemia, o Executivo assinou, recentemente, uma carta de intenção junto à Câmara de Vereadores para compra da vacina, o que gerou uma grande expectativa na comunidade.

“Nós gostaríamos, nesse momento, que é aniversário do município, de dar um grande presente para a nossa comunidade que é a cura para a Covid-19. Nosso maior projeto de desenvolvimento passa pela saúde pública”, declara Casca, e Roseane salienta: “Em contraponto, o presente que a comunidade poderia dar para a nossa cidade é ficar em casa e respeitar os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde. Para nós, o principal agora é salvar a vida de nossos munícipes”.

A equipe de trabalho demonstra entusiasmo ao falar do futuro, tratando dos projetos de infraestrutura, Programa Municipal de Habitação e os desafios da educação, ações que estão em fase de implementação e que andam a passos lentos por conta da pandemia, já que pensar as ações é um desafio realizado dia a dia.

Mensagem da administração municipal
Na comemoração dos 148 anos de Arroio Grande, o desejo do Executivo é que a esperança não se desfaça, que a cada momento possa florescer e que diante dessa grande luta todos possam sair diferentes, entendendo o significado de amor e respeito pela cidade.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome