A Metade Sul do RS foi priorizada na escolha das emendas parlamentares do deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida. Apesar de ter tomado posse na Assembleia Legislativa há apenas 10 meses, seu cuidado com a região, da qual é natural, fica evidenciado pelas pautas que liderou no parlamento e a destinação de recursos aos municípios.
Áreas como saúde, agricultura, infraestrutura e assistência social tiveram projetos incluídos e aprovados no orçamento estadual de 2022. Ao todo, 93% das verbas do mandato foram direcionadas para as demandas regionais.
Para o deputado Marcus Vinícius, que também preside da Frente Parlamentar em Defesa da Metade Sul, a decisão de tratar como prioridade a região é justificada como uma questão de justiça. “A Metade Sul apesar de deter 60% do território gaúcho, possui apenas 25% do PIB. Somos reconhecidamente a região mais pobre e menos representada politicamente. Exercer um mandato, sendo nativo desta parte do estado, e não dar atenção especial para cá seria uma injustiça. Entendo que, de nada valem discursos em defesa se na prática os gestos de cuidado não acontecerem. Nosso compromisso de combater as desigualdades regionais será sempre expressado, dos gestos mais simples aos mais elevados.” Sustenta.
No total da verba destinada à Metade Sul, 40% será para a região Zona Sul, 27% para a região Costa Doce, 6% para a região Carbonífera, 7% para o Litoral Sul e 13% para região Pampa.
Confira as cidades que receberam a Emenda Parlamentar
Zona Sul: Arroio Grande, Canguçu, Cerrito, Herval, Pelotas e São Lourenço do Sul;
Pampa: Dom Pedrito e Lavras do Sul;
Litoral Sul: Mostardas;
Carbonífera: Minas do Leão.