Uma operação efetuada na última quinta-feira (22) pelos policiais militares do 1º Batalhão Ambiental de Pelotas, resultou em voz de prisão de quatro pessoas que estavam praticando o crime de caça ilegal. Os policiais encontraram com os indivíduos 45 marrecões recentemente abatidos, quatro armas longas calibre 12 (uma sem procedência), 393 cartuchos intactos, 316 cartuchos deflagrados e 48 chamas utilizadas para caça de marrecão.
Na residência utilizada como acampamento, os policiais encontraram ainda uma arma calibre 12 que estava desmontada, 235 cartuchos intactos, 91 pontas de baletão para recarga, 40 cartuchos sem chumbo, 70 chamas para caça de marrecão e mais nove marrecões limpos e congelados.
Ainda na manhã de quarta-feira (21), a equipe policial atendeu a denúncia juntamente com os fiscais da prefeitura e realizaram a apreensão de ave silvestre em cativeiro. A ave foi encaminhada para Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas. Percebeu-se que suas asas eram cortadas frequentemente para que não voasse. Após a autuação a pessoa responsável responderá por crime ambiental.