Arroio Grande: Levantamento pluviométrico surpreende em volume de chuvas

De acordo com os prognósticos meteorológicos, a tendência é que a anomalia climática na precipitação permaneça para o próximo trimestre. (Foto: Freepik)

As chuvas registradas no mês de maio surpreenderam não só pelo estrago causado em boa parte dos municípios do estado, mas também pelo alto volume pluviométrico.

Segundo dados compilados pela empresa de consultoria agropecuária Agro Conquista, utilizando a série histórica da Agência Nacional das Águas, de janeiro a maio de 2023 foram registrados quase 500 mm de chuva em Arroio Grande. No mesmo período deste ano, o volume ultrapassou os 1200 mm.

De acordo com os prognósticos meteorológicos, a tendência é que a anomalia climática na precipitação permaneça para o próximo trimestre, com volumes de chuvas acima do normal. Este cenário preocupa as autoridades locais e os moradores, que já enfrentam os desafios impostos pelas enchentes e seus impactos na infraestrutura e na economia local.

As previsões indicam a necessidade de medidas emergenciais e de longo prazo para lidar com os efeitos adversos das chuvas intensas. As autoridades municipais estão em constante comunicação com órgãos estaduais e federais para buscar apoio e recursos que auxiliem na mitigação dos danos e na proteção da população.

Imagem: Agro Conquista

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome