Arroio Grande busca se tornar polo da carne ovina

Evento tem como principal objetivo viabilizar o abate e o beneficiamento da carne em um frigorífico certificado do município. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Na última sexta-feira, o Acampamento Farroupilha de Arroio Grande foi palco do lançamento do Selo Cordeiro Mauá, uma iniciativa voltada à certificação da carne ovina produzida na região. O evento reuniu autoridades e produtores e tem como principal objetivo viabilizar o abate e o beneficiamento da carne em um frigorífico certificado do município, possibilitando a comercialização no mercado institucional. Além disso, o projeto abre perspectivas para atender à demanda de abate do Uruguai, que demonstrou interesse na proposta. A iniciativa é liderada pelo vice-prefeito de Arroio Grande e presidente da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais (FETAR), João Cezar Larrosa, que há anos busca fortalecer a ovinocultura regional. “A pecuária familiar, através da ovinocultura, está inserida no contexto sociocultural do nosso município. Por isso, essa política econômica vai ao encontro de uma necessidade de desenvolvimento da nossa região”, destacou Larrosa.

O evento contou com a presença do Prefeito de Arroio Grande, Neto Pereira (PDT), coordenador da Rota da Ovinocultura no Brasil, Daniel Benítez, e do deputado estadual Zé Nunes (PT), presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Representantes de municípios vizinhos, como Pinheiro Machado, Herval, Santa Vitória, Jaguarão e Pedro Osório, também participaram do lançamento, que integrou a programação dos 152 anos de Arroio Grande. Com o Selo Cordeiro Mauá, a expectativa é impulsionar a produção local, garantindo qualidade certificada e novas oportunidades de mercado para os criadores da região.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome