Escola Particular Monteiro Lobato comemora 40 anos em Arroio Grande

Nilma Maria Cardoso, que está na escola desde sua fundação e hoje é coproprietária e diretora, destaca o compromisso da instituição com a formação integral e a segurança dos alunos.(Foto: Rafael Viana/JTR)

A Escola Particular de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, uma das instituições educacionais mais tradicionais de Arroio Grande, celebra quatro décadas de história dedicadas à excelência educacional e ao desenvolvimento integral dos alunos.

A História

Fundada em 14 de abril de 1984, por iniciativa da pedagoga Jussara Beatriz Pereira, a instituição de ensino surgiu da necessidade de oferecer educação de qualidade para crianças de 3 a 6 anos no município. Inicialmente chamada de Escola Maternal de Jardim de Infância Aviãozinho Vermelho, começou suas atividades em um prédio com três salas de aula, uma secretaria, uma sala de reuniões, dois banheiros e uma minicozinha.

Pedagoga Jussara Beatriz Pereira, incentivadora da fundação da escola. (Foto: Rafael Viana/JTR)

Ao longo dos anos, a instituição expandiu sua atuação. Em 1993, recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação para funcionar até a 4ª série, ampliando gradativamente para a 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries nos anos seguintes. Em 1999, formou sua primeira turma do ensino fundamental completo. Em 2000, a escola promoveu uma eleição para escolher seu novo nome, e Monteiro Lobato, renomado escritor da literatura infantil brasileira, foi o escolhido. Desde então, a Escola Particular Monteiro Lobato se consolidou como referência educacional em Arroio Grande, destacando-se pela inovação pedagógica e pelo vínculo estreito com a comunidade escolar e local.

Nilma Maria Cardoso, que está na escola desde sua fundação e hoje é coproprietária e diretora, destaca o compromisso da instituição com a formação integral e a segurança dos alunos. “Nosso corpo docente é composto por profissionais habilitados e comprometidos com a educação. Acreditamos que o fazer pedagógico se renova a cada momento, por isso promovemos reuniões semanais para discussão, planejamento e troca de ideias, incentivando a formação continuada dos professores em temas como inclusão, uso de tecnologias em sala de aula, legislação educacional e metodologias de ensino”, afirma Nilma. A escola destaca-se por seu ensino humanístico, valorização das habilidades individuais, preocupação com o bem-estar dos alunos e com questões ambientais, além de promover na comunidade escolar valores como solidariedade, justiça, amor pela família, respeito e igualdade entre as pessoas.

Nilma Maria Cardoso, que está na escola desde sua fundação e hoje é coproprietária e diretora, destaca o compromisso da instituição com a formação integral e a segurança dos alunos. (Foto: Rafael Viana)

Atualmente, a Escola Particular Monteiro Lobato conta com 158 alunos, distribuídos em dois prédios que oferecem toda a estrutura necessária para um ensino de qualidade. A escola também oferece cursos preparatórios para o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), CAVG, Colégio Tiradentes e Pré-Enem, e possui um polo da Faculdade FAEL em seu espaço. Como forma de celebrar os 40 anos e envolver a comunidade escolar, a direção organizou uma programação especial que foi realizada no último sábado (13), no Centro de Cultura Basílio Conceição. O público de alunos e familiares prestigiou as apresentações artísticas de Marcela Mescalina e Banda, das Academias de Dança Camerini e CK, Invernada do CTG Tropeiros da Querência e a Banda do Colégio Gonzaga.

O público de alunos e familiares prestigiou as apresentações artísticas de Marcela Mescalina e Banda, das Academias de Dança Camerini e CK, Invernada do CTG Tropeiros da Querência e a Banda do Colégio Gonzaga. (Foto: Rafael Viana/JTR)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome