Arroio Grande: Os desafios da utilização de novas tecnologias no ensino

Roberta atua ensinando de forma presencial e à distância, por meio de plataformas online. (Foto: Milka Camargo)

A pandemia mudou drasticamente a rotina de trabalho de muitos profissionais e com os professores não foi diferente. No último ano, os educadores passaram a ter que dominar novas tecnologias, como forma de proporcionar um ensino de qualidade e que alcance a todos os alunos. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Arroio Grande buscou investir na compra de equipamentos para auxiliar os profissionais nesse processo que mudou a dinâmica de ensino dentro e fora da sala de aula.

Atualmente, as escolas municipais estão funcionando em formato híbrido, onde alunos e professores dividem-se entre aulas presenciais e no ambiente virtual. Atuando como professora na E.M.E.F. João Goulart, Roberta Medeiros Cardozo é uma das tantas profissionais que precisou se adequar a esse novo modelo de ensino. Com uma trajetória de 15 anos junto ao magistério municipal, Roberta é apaixonada pelo que faz, o que a motiva cada vez mais a se aperfeiçoar, para proporcionar um ensino de qualidade para seus alunos, ainda mais em um momento como esse, em que os eles necessitam de toda assistência possível.

Plataformas como Córtex, Whatsapp e Google Meet, passaram a fazer parte da vida dos educadores. “Faço minhas aulas em tempo real, dando aula para os alunos presencial e os que estão à distância. Para mim facilita, pois o aluno e o professor podem interagir melhor”, declara Roberta. Comum a muitos professores, Roberta também enfrentou dificuldades de adaptação, mas com muita dedicação e a ajuda dos colegas, passou a dominar os aplicativos necessários para a execução das aulas.

O conteúdo disponibilizado pela professora caiu no gosto dos alunos, já que busca apresentar aulas que chamem a atenção para a matéria. “Envio as atividades, os vídeos, alguns retirados da rede e outros eu mesmo faço em casa, explicando o conteúdo. Segundo os próprios alunos eles preferem meus vídeos, pois são mais sintetizados. Após a aula enviada coloco horário do meet. Ao enviar o link 5 minutos antes eles começam a entrar e então desenvolvo minhas atividades compartilhando alguns vídeos, utilizo também o quadro. Eu optei por dar aula híbrida/síncrona diariamente, pois fica mais fácil a aprendizagem”, explica Roberta, ao destacar sua rotina de trabalho.

Em meio a tantos desafios, os educadores estão trabalhando incansavelmente para que os alunos consigam vencer não só a Covid, mas terem futuramente menos prejuízo no ensino.

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