Obras de Arte do CAPS de Arroio Grande serão expostas em São Paulo

Quadros serão expostos no museu art.design, em São Paulo. (Foto Milka Camargo)

O Centro de Atenção Psicossocial de Arroio Grande (CAPS) Mãos Amigas, dentre as oficinas disponibilizadas aos seus usuários, desenvolve a pintura através da arteterapia. Em sua definição, a arteterapia favorece a exploração, expressão e comunicação de aspectos dos quais não somos conscientes.

Neste sentido, o trabalho com as emoções através da arteterapia melhora a qualidade das relações humanas porque se centra no fator emocional, essencial em todo ser humano, nos ajudando a ser mais conscientes de aspectos obscuros, e facilitando deste modo o desenvolvimento da pessoa.

Em Arroio Grande, as oficinas são ministradas pelo artista Bruno Magaiver Bastos, que através do trabalho busca desenvolver as técnicas de pintura auxiliando no tratamento dos pacientes que utilizam os serviços. Ele explica que os quadros criados no CAPS são produzidos em conjunto, envolvendo os participantes e auxiliando nas terapias e nos tratamentos ofertados.

Recentemente, alguns quadros produzidos nas oficinas foram inscritos em um edital da Galeria Design.Art que tem a proposta de ajudar artistas suprindo a necessidade de exposição dos trabalhos. O material foi escolhido e ficará exposto no museu Art.Design em São Paulo. Ao todo, 12 obras foram selecionadas em todo o Brasil. Com o apoio da Prefeitura de Arroio Grande, será viabilizada a ida de Magaiver acompanhado de um usuário do CAPS até a capital paulista para representar o município no evento.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome