Arroio Grande divulga seleção de projetos da Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc

O Ateliê da Laje – Zé Darci foi um dos contemplados com recursos. (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

*Com informações da Secretaria de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura de Arroio Grande divulgou nesta semana o resultado final da seleção de proposta para a realização de um festival de curtas metragens no município. A proposta vencedora – sob a autoria de Felipe Cremonini – tem como objetivo a realização do “CorreCinema – Festival Itinerante de Cinema Interiorano”.

Corre Cinema – Festival Itinerante de Cinema Interiorano é uma continuidade das ações que o Coletivo Misturagens de Mundos (MDM) vem desenvolvendo desde 2020. O Coletivo MDM iniciou com o trabalho coletivo de amigos artistas que objetivavam fomentar o acesso às expressões audiovisuais e produção da arte contemporânea nas cidades do interior do Brasil. Reflexo das políticas de incentivo à cultura que chegam às cidades do interior do Brasil, como Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo, e fruto de uma formação na universidade pública, o coletivo vem realizando exposições de arte, oficinas e mostras de audiovisual em Bagé e Santana do Livramento.

Além da seleção de filmes produzidos nas cidades do interior, o Festival introduz a mostra especial “Cinema na Escola”, que receberá a inscrição de filmes realizados por professores e estudantes de todo o Brasil. Esta mostra visa reconhecer e promover o trabalho de educadores que utilizam o cinema como uma ferramenta pedagógica e criativa. Ao proporcionar um palco para essas produções, o Festival celebra o potencial transformador do cinema na educação e incentiva a expressão artística desde o ensino fundamental. O recurso destinado no Edital nº 005/2024 é de R$ 60mil e a proposta da realização do Festival é para os dias 7 de novembro a 10 de novembro deste ano.

Além das exibições dos curtas concorrentes e cerimônia de premiação, o Festival também promoverá oficinas de cinema para estudantes de escolas do município. A Política Nacional Aldir Blanc prevê que, pelo menos, 20% dos recursos sejam utilizados por Estados e municípios em ações nas regiões periféricas das cidades. Em cumprimento a essa exigência, a Secretaria Municipal de Cultura publicou um edital para formação em Artes a ser executado por entidade localizada em bairro da zona periférica do município.  O proponente aprovado foi o Ateliê da Laje – Zé Darci, que pretende realizar oficinas de dança afro, sopapo, capoeira, artesanato, pintura e desenho que acontecerão nos meses de agosto e setembro.  O recurso destinado pelo edital é de R$ 20mil e prevê contemplar crianças, jovens e adultos moradores dos bairros do entorno do Ateliê da Laje: Branco Araújo, Coca e Vidal.

Todas as informações sobre os editais estão disponíveis em www.cultura.arroiogrande.rs.gov.br .

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome