Emater/RS-Ascar realiza o 2º Concurso Municipal da Qualidade do Mel em Arroio do Padre

Dois primeiros colocados nas categorias participarão de concurso regional no próximo dia 15, em Morro Redondo. (Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar)

Após uma pausa devido à pandemia de Covid-19, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Arroio do Padre voltou a realizar o 2° Concurso Municipal da Qualidade do Mel, na última quinta-feira (5). O evento, com o apoio da Prefeitura Municipal, teve a primeira edição em 2019, e foi interrompido devido à pandemia de Covid-19.

Por conta da retomada após a interrupção, o número de participantes foi menor do que na edição anterior e, por isso, o concurso foi realizado na sede da Emater no município.

Quatro juradas avaliaram aspectos sensoriais. (Foto: Divulgação)

Participaram amostras de mel de quatro concorrentes na categoria “Mel Claro” e cinco na categoria “Mel Escuro”, que foram julgadas através de critérios sensoriais (Cor/Aspecto, Aroma, e Sabor), pelas quatro juradas presentes: Diane Bonow, coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); Lílian Fernandes Barboza, agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura; Satiane Lacerda funcionária pública municipal e integrante da Associação Quilombola de Vila Progresso; e Fátima Maximila da Rocha, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

O 1° e o 2° lugar de cada categoria receberam troféu, certificado de participação, e foram presenteados com uma garrafa de vinho tinto colonial Morello. Além disso, vão participar do 5° Concurso Regional de Qualidade do Mel, que acontecerá em Morro Redondo, no próximo dia 15 de maio. Os demais concorrentes receberam certificados de participação.

O 1° e o 2° lugar de cada categoria receberam troféu, certificado de participação, e foram presenteados com uma garrafa de vinho tinto colonial Morello. (Foto: Divulgação)

Segundo os extensionistas da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, a realização do concurso foi um importante passo para o resgate da promoção da atividade apícola de Arroio do Padre, proporcionando apoio ao progresso e ao desenvolvimento dos apicultores e da apicultura do município, divulgando os benefícios do mel e aumentando o seu consumo, além de oportunizar aos apicultores a apresentação da qualidade do seu mel, e popularizar os demais produtos provenientes da atividade (como o própolis e a cera, por exemplo). Os extensionistas também destacam que a atividade desperta a consciência sobre a importância da preservação dos recursos naturais, como as florestas e campos nativos, para a manutenção das colmeias e produção apícola.

A atividade teve a presença do prefeito Rui Carlos Peter (União), do vice-prefeito Edegar Henke (PSB), do secretário Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Leonir Baschi, e do chefe de Gabinete Romeu Zell.

Confira o resultado

Categoria “mel claro”:

1° lugar- Alisson Knuth

2° lugar- Gilson Rutz

3° lugar- Silmar Hellwig

4° lugar- Arisson Hessler

Categoria “mel escuro”:

1° lugar- Silmar Hellwig

2° lugar- Gilson Rutz

3° lugar- Alisson Knuth

4° lugar- Arisson Hessler

5° lugar- Gabriel Behling

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome