Após uma pausa devido à pandemia de Covid-19, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Arroio do Padre voltou a realizar o 2° Concurso Municipal da Qualidade do Mel, na última quinta-feira (5). O evento, com o apoio da Prefeitura Municipal, teve a primeira edição em 2019, e foi interrompido devido à pandemia de Covid-19.
Por conta da retomada após a interrupção, o número de participantes foi menor do que na edição anterior e, por isso, o concurso foi realizado na sede da Emater no município.
Participaram amostras de mel de quatro concorrentes na categoria “Mel Claro” e cinco na categoria “Mel Escuro”, que foram julgadas através de critérios sensoriais (Cor/Aspecto, Aroma, e Sabor), pelas quatro juradas presentes: Diane Bonow, coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); Lílian Fernandes Barboza, agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura; Satiane Lacerda funcionária pública municipal e integrante da Associação Quilombola de Vila Progresso; e Fátima Maximila da Rocha, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
O 1° e o 2° lugar de cada categoria receberam troféu, certificado de participação, e foram presenteados com uma garrafa de vinho tinto colonial Morello. Além disso, vão participar do 5° Concurso Regional de Qualidade do Mel, que acontecerá em Morro Redondo, no próximo dia 15 de maio. Os demais concorrentes receberam certificados de participação.
Segundo os extensionistas da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, a realização do concurso foi um importante passo para o resgate da promoção da atividade apícola de Arroio do Padre, proporcionando apoio ao progresso e ao desenvolvimento dos apicultores e da apicultura do município, divulgando os benefícios do mel e aumentando o seu consumo, além de oportunizar aos apicultores a apresentação da qualidade do seu mel, e popularizar os demais produtos provenientes da atividade (como o própolis e a cera, por exemplo). Os extensionistas também destacam que a atividade desperta a consciência sobre a importância da preservação dos recursos naturais, como as florestas e campos nativos, para a manutenção das colmeias e produção apícola.
A atividade teve a presença do prefeito Rui Carlos Peter (União), do vice-prefeito Edegar Henke (PSB), do secretário Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Leonir Baschi, e do chefe de Gabinete Romeu Zell.
Confira o resultado
Categoria “mel claro”:
1° lugar- Alisson Knuth
2° lugar- Gilson Rutz
3° lugar- Silmar Hellwig
4° lugar- Arisson Hessler
Categoria “mel escuro”:
1° lugar- Silmar Hellwig
2° lugar- Gilson Rutz
3° lugar- Alisson Knuth
4° lugar- Arisson Hessler
5° lugar- Gabriel Behling