Zona Sul entra na rota das audiências da CPI da Energia no RS

Instalada na semana passada, a CPI é presidida pelo deputado Miguel Rossetto (PT) e terá sete audiências públicas para recolher relatos da população e de autoridades. (Foto: Celestino Garcia/JTR)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia Elétrica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul vai ouvir, a partir da próxima segunda-feira (15), prefeitos de municípios da Zona Sul sobre falhas no fornecimento de energia pelas concessionárias CEEE Equatorial e RGE. Doze gestores foram convidados, entre eles os de Arroio Grande, Piratini, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Pelotas e Rio Grande, além de representantes de Camaquã, na Costa Doce, e Imbé, no Litoral Norte.

Instalada na semana passada, a CPI é presidida pelo deputado Miguel Rossetto (PT) e terá sete audiências públicas para recolher relatos da população e de autoridades. O objetivo é investigar falhas recorrentes, propor soluções e responsabilizar as empresas por prejuízos. A primeira reunião ocorreu na última segunda-feira (9).

Relator da CPI, o deputado Marcus Vinícius de Alemida (PP) afirmou que a Zona Sul não pode seguir ignorada. “Os relatos que chegam do Sul são alarmantes. Não estamos falando apenas de conforto, mas de dignidade, segurança, perdas econômicas e até de vidas em risco. A CPI tem o dever de garantir que esses municípios sejam ouvidos e que soluções sejam encaminhadas com urgência”, disse.

Embora Cerrito e Pedro Osório não estejam entre os primeiros convocados, há expectativa de que também sejam chamados, devido aos episódios de longa interrupção registrados na região. Em março do ano passado, moradores desses dois municípios ficaram até 21 dias sem energia após um evento climático.

A Justiça condenou a CEEE Equatorial a pagar R$ 3 milhões por danos morais coletivos e indenizações de R$ 5 mil a cada consumidor que permaneceu sem luz por mais de 24 horas na área urbana e 48 horas na zona rural. A ação foi movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Está prevista para o início de outubro uma audiência pública específica para a Zona Sul e a Costa Doce, possivelmente em Rio Grande. A data deve ser confirmada nos próximos dias.