A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em parceria com o Sebrae/RS e o Sicredi, realizou o 2º Diálogos da Zona Sul, discutindo estratégias de inovação para o desenvolvimento na terça-feira (20), no auditório do Sicredi Interestados RS/ES em Pelotas. Na ocasião, prefeitos dos 22 municípios que compõem a associação escolheram homenageados que desenvolveram projetos importantes para as suas cidades para receberem o Troféu Azonasul Inovação, um reconhecimento de práticas inovadoras nas gestões municipais. Dentre as iniciativas homenageadas estão projetos na área da infraestrutura, cultura, saúde, economia e educação.
A premiação, no entanto, foi o segundo ato do evento que antes contou com uma troca de ideias entre o presidente da Azonasul, do Corede Sul e prefeito de Cerrito Douglas Silveira (Progressistas), o deputado federal eleito Alexandre Lindemayer (PT), o deputado federal reeleito Daniel Trzeciak (PSDB), o presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes) e prefeito do Chuí, Marco Antonio Vasques Rodrigues (União), o representante da Aliança Pelotas e presidente da Associação Comercial de Pelotas (ACP) Fabrício Cagol e o deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (Progressistas). A conversa foi mediada pelo jornalista Frederico Feijó.
O debate levantou pautas relevantes para a região Sul e fez com que os parlamentares presentes adiantassem algumas ações previstas para seus mandatos. Dentre as principais pautas estão a conclusão das obras de duplicação da BR 116, a construção do Hospital Regional de Pronto Socorro, a retomada dos investimentos no porto de Rio Grande e o turismo na Zona Sul.
Em entrevista ao JTR, Silveira destacou a relevância do evento. “Aqui nós pudemos ver tantas práticas inovadoras que muitas vezes passam despercebidas pela maior parte das pessoas da região. Nós vimos tantos projetos bons e inovadores em todos os nossos municípios que certamente refletem na melhoria da qualidade de vida da população da Zona Sul do estado”, comentou.
Ainda conforme Silveira, é fundamental que os representantes do poder público se envolvam com as questões da região, como a finalização da BR 116. “Podemos ver a sintonia e que de fato eles estão engajados nas pautas prioritárias da nossa região e cito aqui infraestrutura e saúde, que são duas pautas que nós precisamos tocar e a Zona Sul vai tocar no próximo ano”, apontou.
Quanto à área da saúde, o presidente reforça o compromisso com o hospital regional “que vai atender a todos os municípios. Hoje nós temos uma frota de carros, de veículos dos municípios, enorme transitando por todo o estado, praticamente. Porto Alegre, Bagé, todos os municípios. Nós precisamos trazer mais exames, mais alta complexidade, pra não ficar todo esse deslocamento pelas estradas do nosso estado, esses municípios transitando pra lá e pra cá com esses veículos e esses pacientes tendo esse transtorno”, explicou.
O gerente da Regional Sul do Sebrae RS, Ciro Vives, também falou sobre a relevância do encontro para discussão dos temas pertinentes aos municípios. “Esse evento, na minha opinião, além de conectar todos os prefeitos com os empreendedores e com o que está acontecendo, a gente pode conhecer o que está acontecendo também em cada município. Eu vejo como um objetivo maior a gente poder trazer o conhecimento dos prefeitos, as iniciativas, o que cada um fez no seu próprio município e o que o Sebrae também vem desenvolvendo pra toda a região”, disse.
Vives ressalta a relevância de eventos como o Diálogos da Zona Sul e outras iniciativas do próprio Sebrae para o empreendedorismo e desenvolvimento econômico da região. “Para nós esse é um momento muito importante e especial ao mesmo tempo [..] isso dá uma continuidade de um trabalho que tem um viés da inovação muito latente. Essa pegada de inovação é extremamente importante pra que a gente acelere o desenvolvimento na região, que a gente acelere nas propostas de diferenciação dos modelos que a gente já tem pronto”, expôs.
Almeida indicou a importância do evento para assegurar as prioridades dos parlamentares eleitos para a região. “A gente sabe, quando a Azonasul definiu aquilo que era sua prioridade de investimentos públicos, como a questão do hospital regional, a própria duplicação da BR 116, que essa naturalmente deveria ser uma prioridade dos políticos eleitos. Então quando a gente vem aqui hoje, eleito deputado estadual, eleito deputado federal, nós viemos pra dar a expressa confirmação do cumprimento dessas medidas como prioritárias também nos nossos mandatos”, garantiu.
Ele ainda reforça o compromisso com a finalização das obras na BR 116, assim como a readequação dos pedágios. “A 116, a sua conclusão é o que nós vamos perseguir com muita intensidade. Essa questão do desrespeito dos pedágios, de adequação desse instrumento de arrecadação que faz tanto mal pra toda a região é uma prioridade dos nossos mandatos”, afirmou.
O parlamentar também cita a necessidade de desburocratização do sistema, em alusão ao programa de combate às desigualdades regionais que defenderá na Assembleia Legislativa. Segundo ele, o Rio Grande do Sul possui regiões com grande disparidade econômica, com pontos de alto desenvolvimento humano, como o Norte, e outros em situação oposta, como o Sul. “A Zona Sul, além de ser uma região reconhecidamente pobre, estatisticamente pobre, também tem um número extremo de desemprego e nós precisamos ter políticas claras”, disse.
Homenagens
Na premiação, os troféus foram entregues por representantes dos municípios aos homenageados. Compareceram 21 escolhidos. A indicada de Pinheiro Machado foi Lóren Pinto Ferreira pela instalação do Polo da Universidade Aberta do Brasil e Polo E-Tec, que não pôde comparecer.
Confira os Homenageados e os projetos