Fim de semana será de muito frio na região

Mínimas negativas estão previstas para alguns municípios. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O fim de semana será gélido na região sul do Estado. Isso porque uma massa de ar frio de origem polar influenciará no tempo, deixando as temperaturas muito baixas e provocando geada ao amanhecer. A previsão é que o domingo (30) seja o dia mais frio do ano até o momento. Alguns dos principais sites de meteorologia explicam o fenômeno.

De acordo com a Climatempo, uma forte massa de ar frio, de características continentais, avança sobre todas as regiões do RS entre a sexta (28) e a segunda-feira (1°). A MetSul Meteorologia aponta que as mínimas mais baixas ocorrerão nas madrugadas de domingo, segunda e terça (2). As mínimas serão negativas ou perto de 0ºC na maioria dos municípios gaúchos, de acordo com o prognóstico.

A meteorologista Carina Padilha, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), explica que o motivo para o frio intenso nestes primeiros dias do inverno é a chegada de uma massa de ar frio e seco, vinda do norte da Argentina, que deve atuar em todas as áreas do Rio Grande do Sul. “Para Pelotas, a previsão é de temperatura variando entre mínima de 4°C e máxima de 9ºC. No domingo, a temperatura deve variar entre 1°C e 10°C”, comentou Carina.

Em Pelotas, o sábado (29) terá 7ºC de mínima no amanhecer e a máxima não ultrapassa os 10°C durante a tarde. Em Rio Grande, a mínima será de apenas 4ºC, com máxima de 10°C. Em Jaguarão, a mínima prevista é de 3ºC e a máxima alcança os 12ºC. Já em Morro Redondo, a mínima será de 3ºC e a máxima não passa dos 8ºC. Arroio do Padre terá 3ºC ao amanhecer e a máxima também será de 8ºC.

No domingo, as marcas são ainda menores. Em Pinheiro Machado, a temperatura mínima prevista é -2°C e máxima de 12ºC. Já em Arroio Grande, a mínima será de apenas 1ºC e máxima de 10°C. Já em Piratini, o amanhecer terá 1ºC de mínima e a máxima também será de 10°C. Em Herval, a mínima será de -1ºC e a máxima de 8ºC. Em Cerrito, os termômetros marcam 1ºC e a máxima será de 11ºC.

Não há previsão de chuva na região pelo menos até o meio da próxima semana.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome