A chuva que atinge diferentes regiões do Rio Grande do Sul não deve dar trégua pelo menos até a quinta-feira (22) na região sul do RS. A MetSul Meteorologia aponta que o Estado vai seguir com condições radicalmente distintas entre o Norte e o Sul nesta segunda-feira (19), de acordo com o prognóstico do site, por conta de um sistema frontal. O Sul e parte do Oeste terão muitas nuvens, chuva e temperatura mais baixa no decorrer do dia.
Na terça-feira (20), o cenário segue com a presença de instabilidade na maioria das regiões. Na região sul, a chuva vai predomina em diversas cidades. Em Pelotas, os acumulados podem chegar aos 20 mm e, de acordo com a Climatempo, a precipitação deverá ocorrer principalmente à tarde e à noite. A temperatura terá mínima de 12ºC e a máxima chega aos 20ºC. Já em Rio Grande, a temperatura registrada logo cedo será de 13ºC e a máxima chega aos 15ºC com pancadas de chuva a qualquer hora durante todo o dia.
A quarta (21) será chuvosa em toda a região. Pinheiro Machado prevê mínima de 11°C e máxima de 21°C, com acumulados de até 22 mm; Jaguarão amanhecerá com 13°C e a máxima chega aos 19°C, com 27 mm de chuva; Arroio Grande tem os maiores volumes esperados: 42 mm. A mínima será de 13ºC e a máxima de 19°C.
Já na quinta (22), o avanço da frente fria provoca chuva na maior parte dos municípios do Estado, inclusive em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Será o dia em que ocorrerão os maiores acumulados previstos. Morro Redondo tem mínima de 11ºC e máxima de 18°C, com 30 mm de chuva. Em Pedro Osório, são esperados 37mm de chuva, com mínima de 12°C e máxima de 17ºC. Em Piratini, a mínima será de 11°C e a máxima alcança os 18°C, com 35 mm previstos.
De acordo com a MetSul, na sexta-feira (23), a frente se desloca e o tempo apresenta melhoria na maioria dos municípios do RS com o ingresso de uma massa de ar mais frio. Contudo, ainda pode haver instabilidade em algumas áreas do Norte e do Nordeste gaúcho.