
Arroio do Padre está finalmente de volta ao calendário de eventos festivos da Zona Sul do estado.
No sábado (15) e no domingo (16), o município celebra seus 27 anos de emancipação com a realização no Centro de Eventos Dorothéa Coswig Buss da 18ª Festa Municipal de Arroio do Padre e da 14ª Festa Regional do Caqui e da Maçã com uma ampla programação (confira nesta edição) que inclui almoço e café colonial com comidas típicas, apresentações artísticas, desfile de carros alegóricos, show com as bandas Arroio do Padre e Imigrantes e baile com as bandas Diplomata, Sul Brass e Os Atuais.
Com a palavra, o prefeito Rui Carlos Peter (União): “O Arroio do Padre está de coração aberto para receber a região e mostrar seu desenvolvimento ao longo dos 27 anos de emancipação”, convida ele, que continua: “Estamos muito felizes por compartilhar o que temos para oferecer, aguardamos a todos para que se sintam em casa, para conviver com a nossa cultura, saborear nossa gastronomia, incentivar o comércio local e a produção dos nossos agricultores familiares”.
O desejo por voltar a celebrar a festa é incontido no pequeno município de 2,7 mil habitantes e 124 quilômetros quadrados que se emancipou de Pelotas em 17 de abril de 1996 e tem na produção de fumo sua principal atividade econômica.
A última vez que Arroio do Padre festejou o caqui, a maçã e o aniversário de emancipação foi em 2019. Depois a pandemia de Covid-19 interrompeu o calendário de eventos em escala global. Esta edição da Festa, além de ser a primeira em quatro anos, é também a primeira da atual administração, eleita em 2020 após a disputa eleitoral mais acirrada da história do município. A tarefa de organizar e executar o evento cabe à secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Nathália Bonow, presidente da Festa. Ela assegura que gosta do desafio.

“A expectativa é muito grande, espero que seja uma festa fantástica, com uma presença de público significativa, estamos nos preparando para receber da melhor forma possível, as bandas já estão contratadas desde o ano passado, a divulgação, com distribuição de fôlderes, também, a Corte [formada pela rainha Camily Werner, pela 1ª princesa Amanda Goldbeck e pela 2ª princesa, Daniele Krüger – confira matéria nesta edição], está desde 2019, tão logo foi eleita, percorrendo municípios, visitando meios de comunicação e prestigiando festas e eventos – enfim, se depender do nosso trabalho e do nosso planejamento a edição deste ano será um sucesso, não faltou empenho para isso”, afirma.
Atrações
Para quem não perde esse tipo de evento, vale anotar na agenda: a 18ª Festa Municipal do Arroio do Padre e a 14ª Festa Regional do Caqui e da Maçã serão um prato cheio. Literalmente.
A gastronomia é o carro-chefe. Claro que não vão faltar o famoso e farto café “bem” colonial (as aspas são da secretária Nathália Bonow), a ser servido pela Casa Sítio da Figueira (estabelecimento que já começa a ganhar fama no âmbito do turismo regional), almoço com buffet diversificado, incluindo iguarias típicas da culinária pomerana – a cargo da comunidade religiosa Arroio do Padre II -, e o não menos reivindicado churrasco com salada de batata – esse a ser servido pela comunidade Aliança.

Neste ano, para reforçar o apelo gastronômico, a Festa contará com pavilhão da agricultura familiar: são 20 expositores confirmados, não apenas do Arroio do Padre, mas também de municípios das redondezas, como São Lourenço do Sul, Turuçu, Canguçu, Pelotas, entre outros, que vão oferecer produtos feitos em agroindústrias, como sucos naturais, geleias, doces, panificados, embutidos, vários tipos de queijo e comidas típicas.
A fruticultura e a olericultura em geral, produzidos nas pequenas propriedades do Arroio do Padre e regiões vizinhas, se farão presentes em dezenas de bancas, nas quais o visitante poderá comprar diretamente do produtor. O famoso caqui, uma das frutas que motivam a existência da Festa, não vai faltar. Nem o caqui nem a maçã, nem goiaba, nectarina, variedade de cítricos, pimentão, tomate – vai ter de quase tudo, para nenhum visitante voltar para casa de mãos vazias.
Mas, para além do apelo gastronômico: a programação será aberta na manhã de sábado, a partir das 10h, com a tradicional reunião de prefeitos da Azonasul; tem ainda desfile das escolas municipais, apresentação do grupo de dança folclórica alemã Bauernkreis (de Canguçu), shows e o desfile das candidatas da nova corte municipal.
No domingo, a 18ª Festa Municipal de Arroio do Padre e a 14ª Festa Regional do Caqui e da Maçã terão como um dos seus pontos altos, que a secretária Nathália Bonow reconhece como o “grande marco” do evento, o desfile histórico-cultural de carros alegóricos – talvez a atração mais prestigiada pelo público, previsto para as 16h.
Neste ano a trajetória da colonização da região, com forte acento pomerano, como o casamento com as noivas “de preto”, a preparação de terra, plantação de milho, entre outros aspectos relacionados à cultura pomerana, será a linha central do desfile. O encerramento vai mostrar maquinários utilizados nas lavouras – alguns usados ainda hoje pelos produtores do município. Também participam do desfile, além do prefeito e do vice, Edegar Henke (PSB), o piquete Querência Amada e as representantes de todas as cortes presentes à Festa.
Outro lugar de destaque previsto na programação de domingo será a escolha e a coroação da nova Corte, marcada para as 20h no Centro de Eventos, onde três mil metros quadrados estão reservados para mais de cem expositores das áreas de vestuário, artesanato e agrícola.
Pré-Festa
Embora para o fim de semana esteja reservada a maior parte da programação do evento, a 18ª Festa Municipal de Arroio do Padre e a 14ª Festa Regional do Caqui e da Maçã começaram a movimentar a cidade já na quinta-feira (13) com o 3º Concurso Municipal de Qualidade do Mel. Na sexta (14), também no Salão Pequeno da Comunidade Arroio do Padre II, às 9h30, está agendada reunião dos secretários de Saúde da Azonasul. Às 19h30, a Câmara dos Vereadores realiza uma sessão solene em alusão aos 27 anos de emancipação do Arroio do Padre.
Confira a programação do evento
Sexta-feira (14)
Salão pequeno da Comunidade Arroio do Padre II
9h30 – Reunião de secretários de Saúde de municípios da Azonasul
19h – Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores
Sábado (15)
10h – Reunião de Prefeitos da Azonasul, no Salão Pequeno da Comunidade Arroio do Padre II
11h – Abertura da Praça de Alimentação
12h – Almoço – Buffet e Churrasco
13h30 – Banda Arroio do Padre (Praça de Alimentação)
14h – Desfile das Escolas Municipais
15h – Café Colonial
15h – Apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Bauernkrels
15h30 – Banda Diplomara, de Pelotas (Palco Principal)
19h30 – Desfile das candidatas à Corte Municipal
20h –Banda Sul Brass, de São Lourenço do Sul (Palco Principal)
00h – Discoteca
3h – Encerramento
Domingo (16)
10h – Abertura da Praça de Alimentação
10h – Abertura oficial da Festa
12h – Almoço – Buffet e churrasco
13h30 – Banda Imigrantes (Praça de Alimentação)
15h – Café Colonial
15h – Banda Tradição Cristã
16h – Desfile Histórico e Cultura de Carros Alegóricos
18h – Banda Os Atuais (Palco Principal)
20h – Coroação da Corte Municipal
20h30 – Retorno ao palco Os Atuais
22h30 – Discoteca
1h – Encerramento