Fundada em 09 de janeiro de 1991 e com cinco títulos conquistados no Carnaval de Arroio Grande, a Escola de Samba Unidos do Promorar, popularmente conhecida como a Verde e Rosa, vinha se preparando com grande expectativa para participar dos desfiles carnavalescos.
Mesmo com o cancelamento das apresentações, a Unidos do Promorar procurou manter suas atividades como forma de manter a unidade entre seus integrantes e honrar os compromissos financeiros da entidade que no final de 2020 informou a quitação das dívidas, êxito conquistado pela diretoria que assumiu a Escola para o Biênio 2021/2022, através de uma intensa mobilização com ações que viabilizaram o pagamento das pendências.
Outro passo importante foi a escolha do tema. Para esse ano, a Escola pretendia levar para a passarela o enredo Guardiões dos Caminhos, tema que busca retratar a fé. O presidente da Escola, Otávio Falcão, reconhece que o momento é delicado por conta da pandemia e que o trabalho foi prejudicado pela atual situação, mesmo assim foi possível reorganizar a agremiação cumprindo o objetivo de colocar os compromissos financeiros em dia. Falcão ressalta que diversas ações foram realizadas junto à comunidade com o objetivo de arrecadar recursos, bem como a participação no edital proposto pela Secretaria Municipal de Cultura que buscou recursos da Lei Aldir Blanc.
Olhando pelo lado positivo, o Presidente enxerga o cancelamento dos desfiles como algo importante no sentido de preparar a Escola de Samba para o próximo ano. O maior envolvimento da Escola com o Bairro Promorar é uma das metas de trabalho da gestão, que considera a integração de grande importância como forma de manter as raízes e tudo que foi construído ao longo dos anos.