Secretaria de Saúde de Pedras Altas realiza Campanha Dezembro Vermelho

Abertura oficial foi realizada na sexta-feira (3). (Foto: Divulgação)

Na sexta-feira (2), a Secretaria de Saúde de Pedras Altas realizou a abertura oficial da Campanha Dezembro Vermelho, referente à luta contra o vírus HIV e a Aids. Na oportunidade, também foi lançada a campanha “Doe sangue! Doe vida!”.

O mês de dezembro é referência no combate ao HIV, sendo considerado um período muito importante para reforçar a necessidade da prevenção da infecção e do combate ao vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS, em inglês), bem como, para promover ações que impulsionam uma melhor assistência à saúde e a garantia de direitos para todos aqueles infectados.

A Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Ele ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus para outras pessoas através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. 

A campanha tem por objetivo informar e destacar a importância da realização do teste rápido e o diagnóstico precoce. Durante o mês de dezembro, as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF – Cidade do Castelo) vão realizar atividades, dentre elas, testes rápidos e ações educativas nos pontos estendidos do interior, nos dias de atendimento. O atendimento e o tratamento HIV/Aids é oferecido de forma gratuita nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Vale ressaltar que o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão do HIV, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis e das hepatites virais B e C.

Com informações da Assessoria de Imprensa