Entre os dias 12 a 17 de agosto acontecerá em Jaguarão a I Semana do Patrimônio –
Recontando a Nossa História. Organizado pela Sociedade Independente Cultural (SIC) e Setorial de Patrimônio do Conselho Municipal de Cultura, o evento tem como proposta discutir, apresentar e compartilhar diversas narrativas sobre o Patrimônio de Jaguarão, para buscar vivenciar, contar e recontar memórias junta à população.
A divulgação já está sendo realizada em vários locais e contará com atividades como: caminhada cultural pelos territórios negros, roda de memórias com mulheres, saída de campo ao cemitério, concurso de redação e desenhos para jovens de 1º a 5º anos das escolas, apresentações artísticas e premiação do concurso no teatro, visitas-guiadas às instituições museológicas da cidade, seminários sobre educação patrimonial, mesa- redonda com pesquisadoras/es da área, mostra fotográfica, entre outras. Desse modo, pretende-se oferecer a população formas distintas de abordagem e experimentação dos nossos patrimônios. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Confira a programação:
12 de Agosto
Abertura “Os patrimônios de Jaguarão: Memórias, Histórias e Identidades”
Mesa–redonda: Profa Dra. Giane Vargas Escobar, Prof. Dr. Alan Dutra de Melo e Prof. Dr. Alexandre Villas Bôas.
Mostra fotográfica: “Preto e Branco: Um olhar sobre o Patrimônio de Jaguarão” – Diego
Palmieri
Local: Clube Social 24 de Agosto (Augusto Leivas , nº 217. Centro)
Horário: 19h30
13 de Agosto
Caminhada histórica-cultural pelos Patrimônios Negros de Jaguarão
Facilitador: Prof. Dr. Caiuá Al Alam (entrar em contato para agendamento e combinar ponto de partida)
Local: Centro
Horário: 14h
14 de Agosto
Museus de Portas Abertas: Visita às instituições museológicas da cidade (entrar em contato para agendamento)
15 de Agosto
Saída de campo – Revisitando o Cemitério das Irmandades: Turismo, História e Arte Cemiterial – Laboratório de Turismo UNIPAMPA
Local: Cemitério das Irmandades
Horário: 14h
16 de Agosto
Apresentações culturais e Premiação do Concurso de Redação e Desenhos. (Dia 05/08 será encaminhado à todas as escolas o Regulamento do concurso)
Local: Theatro Esperança (Av. 27 de Janeiro)
Horário: 15h
Educação para o Patrimônio como instrumento de preservação da Memória – Mostra de trabalhos acadêmicos.
Facilitadora: Profa. Dra. Ângela Mara Bento Ribeiro.
Local: Auditório da UNIPAMPA
Horário: 19h
17 de Agosto
Roda de Memórias: A História local através de relatos das mulheres.
Facilitadoras: Coletivo Margaridas, SIC e Ilê Axé Mãe Nice de Xangô
Local: Círculo Operário de Jaguarão (Marechal Deodoro, 377.
Centro)
Horário: 19h




