Semana Africana de Pelotas começa nesta quinta com debates, cultura e valorização das epistemologias africanas

Evento promovido pela Família África de Pelotas e pela UFPel terá atividades gratuitas, oficinas e programação cultural até sábado (30). (Foto: Divulgação)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

A cidade de Pelotas recebe, a partir desta quinta-feira (28), a IV Semana Africana de Pelotas, evento que propõe reflexões sobre a produção do conhecimento africano, identidade, cultura e representatividade. A programação segue até sábado (30) com atividades acadêmicas, culturais e gastronômicas em diferentes espaços da cidade.

Neste ano, o tema central do encontro é “Epistemologias Africanas: quem conta e constrói as histórias dos africanos?”, provocando discussões sobre as diferentes formas de produção de conhecimento e questionando a predominância da visão ocidental sobre o continente africano.

Organizada pela Família África de Pelotas e pela Universidade Federal de Pelotas, a iniciativa busca fortalecer o ensino da História da África no Brasil e ampliar o acesso a perspectivas africanas dentro e fora do ambiente acadêmico.

A abertura oficial acontece às 16h desta quinta-feira, no auditório do Campus II da UFPel, localizado na rua Almirante Barroso, no Centro de Pelotas. A maior parte da programação será realizada no espaço universitário, com atividades gratuitas e abertas ao público.

Além dos debates e palestras, a programação inclui uma oficina gastronômica africana, que será realizada na Faculdade de Gastronomia da UFPel, no Campus Anglo. Segundo a organização, o objetivo é promover uma formação mais crítica e plural, valorizando saberes africanos e incentivando a construção de novas narrativas sobre o continente. O evento conta com apoio da UFPel, da Prefeitura de Pelotas, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Fundação Delfim Mendes Silveira.

Festa da Realeza Africana encerra programação

A programação será encerrada no sábado (30) com a Festa da Realeza Africana, no tradicional Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo, no Centro da cidade.

A festa terá apresentações dos DJs Kobby e Mo, reunindo ritmos africanos como Afrobeat, Amapiano e Kwassa Kwassa. O evento inicia às 22h e os ingressos custam R$ 80.

Mais informações sobre a programação podem ser acompanhadas pelo perfil oficial da Semana Africana de Pelotas nas redes sociais.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome