Sociedade Independente cultural encerra projeto com concerto binacional em Jaguarão

Aulas semanais de capoeira em bairros periféricos fizeram parte das oficinas. (Foto: Divulgação)

Neste sábado (25), às 20h, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo recebe um concerto binacional em celebração ao encerramento do projeto Fala Comunidade, promovido pelo Ponto de Cultura Sociedade Independente Cultural (SIC). A iniciativa foi selecionada pelo Edital de Chamamento Público 25/2024, da Rede Estadual de Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura do Brasil.

O projeto realizou oficinas formativas em diversos bairros e centros culturais e educativos da cidade de Jaguarão. As atividades tiveram início em junho de 2025 e foram desenvolvidas por meio de cinco frentes de trabalho.

Na área de culinária, houve ações voltadas à tradição de terreiro, em parceria com o Ilê Axé Mãe Nice D’Xangô. No campo das artes cênicas, foram oferecidas aulas semanais de teatro com o grupo comunitário Theatralizando, em parceria com a Escola Espírito Santo. Já na capoeira, ocorreram aulas semanais itinerantes em bairros periféricos, com participação da escola Ararirê Oxóssi e do projeto social Nuestra Utopia.

O projeto também incluiu aulas semanais de violino, que resultaram na criação do Núcleo Sinfônico da SIC, em parceria com o IFSul Campus Jaguarão, Pelotas e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Por fim, o Núcleo de Acessibilidade Cultural promoveu oficinas voltadas à difusão de ferramentas de combate ao capacitismo e ao fortalecimento do acesso democrático aos bens culturais, contemplando pessoas com diferentes tipos de deficiência.

As atividades culminaram em eventos de integração cultural entre os países da fronteira, realizados em espaços de valor patrimonial de Jaguarão. As ações contaram com ampla participação popular e envolveram diversas entidades, como o Museu Dr. Carlos Barbosa, o município de Rio Branco, o Ponto de Cultura 24 de Agosto, a Unipampa Campus Jaguarão, a Paróquia do Divino Espírito Santo, a Secretaria de Cultura de Jaguarão, o projeto Un Niño Un Instrumento, o Coral Municipal e o Círculo Operário de Jaguarão, entre outras instituições que contribuíram ao longo do último ano.