
Nos últimos dias, dois óbitos por covid-19 registrados em Canguçu geraram preocupação na população. Apesar disso, os dados da Secretaria de Saúde indicam que o número de casos se mantém estável em comparação com o ano passado: em 2025, Canguçu registrou 36 casos de coronavírus, enquanto, no mesmo período deste ano, foram 34.
De acordo com a secretária de Saúde, Vanise Nunes, os dois óbitos foram de pessoas com comorbidades e doenças graves. “Claro que a pessoa que tem comorbidade pega o covid, pega o vírus e é mais difícil de se recuperar”, afirma.
Ela também atualiza a população sobre a situação atual no município: “Não estamos em estado de alerta, não estamos com uma provável pandemia. O que a gente tem? Um vírus que está circulando em todo o mundo, como o vírus da gripe, da influenza.”
Vanise Nunes reconheceu a preocupação da população, mas ressaltou que não há motivo para alarme: “Não houve um alarme no ano passado, eu acho que Canguçu está um pouco preocupado com esses dois casos de óbito. É perfeitamente entendido, não é um abismo, nada demais. Acho que não temos que nos preocupar. Sempre com cuidado de ambientes arejados, climatizados, higiene das mãos, tossir no cotovelo, não na mão, porque depois tu pega a mão e toca em outras coisas.”
A secretária completou: “Isso (o cuidado) é uma coisa que temos que ter para a vida. E espero que a pandemia tenha deixado isso para muitas pessoas. Ah, e quando tiver com sintomas (de covid), usar a máscara.”
A gestora da pasta ainda reforçou a importância de manter a vacinação em dia, especialmente entre pessoas com comorbidades, e de respeitar a etiqueta respiratória. Quem apresentar sintomas gripais deve utilizar máscara para evitar a proliferação de vírus.



