Rancho do Brasa mantém viva a cultura gaúcha tradicional em Piratini durante a Semana Farroupilha

Brasiliano Teles de Moura, mantém viva a tradição gaúcha na primeira capital do Rio Grande do Sul. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

Um projeto comunitário fundado pelo ex-patrono da Semana Farroupilha de Piratini e gaúcho nato, Brasiliano Teles de Moura, mantém viva a tradição gaúcha na primeira capital do Rio Grande do Sul. O Rancho do Brasa busca incentivar os piquetes a realizarem mais acampamentos na cidade e fortalecer a vivência da herança deixada pelos antepassados gaúchos. A iniciativa surgiu como alternativa à ausência de um acampamento farroupilha voltado a entusiastas da cultura local.

Construído em 2019, o espaço funciona durante a Semana Farroupilha. A ideia, no entanto, nasceu duas décadas antes, quando Moura participou da organização do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. “O propósito é cultivar a nossa cultura e tradição aqui dentro. Durante a Semana Farroupilha, reunimos um grupo de amigos para ajudar, trocar ideias e histórias. Aqui a gente fala de tudo, menos de política e religião. Todo mundo que chegar é bem recebido”, explicou.

O projeto comunitário reúne amigos para celebrar a cultura gaúcha tradicional, com jantas, histórias e músicas. (Foto: reprodução)

Além de música gaúcha raiz, chimarrão e refeições tropeiras, o Rancho abriga um pequeno acervo de itens antigos ligados ao tradicionalismo. “A maioria do que temos é doação, muito pouca coisa eu comprei. Toda doação é bem-vinda. Sempre acreditamos que quanto menos lona e mais cultura, melhor para o presente e principalmente para o futuro”, ressaltou.

Crítico do modelo atual dos Festejos Farroupilhas no município, Moura defende um resgate mais profundo da essência do evento. “Há 20 anos eu venho dizendo que nós temos que construir uma Semana Farroupilha com as nossas entidades e com o potencial do nosso município. Não podemos transformar esse evento na base de shows e feira. A arte do Rio Grande do Sul tem que estar aqui e deve ser diversificada. Esse é o nosso sonho e objetivo aqui, que demais entidades venham a se envolver nessa ideia”, afirmou.

O Diretor Geral do JTR, Adilson Cruz, esteve presente no Rancho do Tio Brasa, distribuindo o Caderno Especial Farroupilha. (Foto: reprodução)

A preocupação com a continuidade do culto ao tradicionalismo também é dos pontos defendidos por Moura. “Nossa cultura é muito rica e temos a obrigação de deixar esse legado para os jovens, que no futuro vão manter viva e usufruir da tradição”, concluiu.