
Cerrito se prepara para um evento festivo neste sábado (21) que marcará o início das celebrações da 19ª Festa Municipal do Leite Jersey. A partir das 19h, durante a tradicional Festa Junina da Juventude da Comunidade Luterana São João (JUPS), ocorrerá a escolha da corte que representará o evento. Ao todo, sete candidatas de diversas localidades do interior e da zona urbana desfilarão para o público e para os jurados, que terão a responsabilidade de definir as novas soberanas. Para animar a noite, a dupla Elton e Katerine fará uma apresentação musical ao vivo.
A Festa do Leite Jersey é um dos principais eventos do calendário cultural e econômico do município. A missão é enaltecer a rica tradição regional e a excelência da produção leiteira da raça Jersey, um segmento vital para a economia local. A 19ª edição do evento está programada para os dias 18 e 19 de outubro, no Passo do Santana, integrando a programação do 29º aniversário de emancipação do município.
Com foco na agropecuária local, a festa impulsiona o desenvolvimento da produção caseira de doces e a agrega valor aos produtos locais, reforçando a identidade cultural e econômica da região. Entre os pontos altos da programação, destacam-se os renomados concursos leiteiros – que em 2023 coroaram uma vaca campeã com média de 47 litros de leite por dia – além da valorização cultural regional, torneios diversos e importantes atividades técnicas direcionadas ao setor.
O público poderá desfrutar ainda de feiras de artesanato, exposições variadas e diversos produtos regionais como queijos, vinhos e doces típicos, além de apresentações culturais e shows musicais. A organização do evento está sob a responsabilidade do Executivo Municipal, com a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer.
O prefeito Flavinho Vieira (PP) espera que a festa supere o público do ano passado, reforçando o conceito de evento-chave para a economia, cultura e a projeção do município no cenário regional.



