Centro de Autismo é inaugurado em Canguçu com foco em atendimentos especializados

O novo espaço é resultado de um convênio entre a Prefeitura e a AMPAAC, que será responsável pela administração e funcionamento do local. (Foto: Liziane Stoelben/JTR)

Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (30), o Centro de Autismo de Canguçu Meu Mundo Azul, localizado na sede da Associação de Mães, Pais e amigos dos Autistas de Canguçu (AMPAAC), no antigo prédio do Posto de Saúde. O novo espaço é resultado de um convênio entre a Prefeitura e a AMPAAC, que será responsável pela administração e funcionamento do local.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Arion Braga (PP), do presidente da Câmara de Vereadores, Jardel Oliveira (PP), secretários municipais, vereadores, integrantes da diretoria da AMPAAC e a presidente da associação Jociele Vargas. Também participaram famílias, profissionais da saúde e da educação, além de representantes da comunidade.

Cerimônia contou com a presença de autoridades e da diretoria da AMPAAC. (Foto: Liziane Stoelben/JTR)

O Centro de Autismo contará com uma equipe multidisciplinar que atuará em áreas como fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e psicologia. Além disso, uma oficina de música também será oferecida. Os atendimentos, que começam nos próximos dias, serão semanais e voltados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir dos 4 anos de idade até a fase adulta.

Durante o ato de inauguração, foi destacado que a criação do centro representa um grande avanço nas políticas de inclusão do município, oferecendo suporte especializado às famílias e garantindo mais qualidade de vida às pessoas autistas. A presidente da AMPAAC afirmou que a intenção é tornar Canguçu uma referência na área.