Resgatar a essência que criou o clube e manteve acesa a chama que o conduziu nos bons e nos difíceis momentos da sua história. É possível afirmar que foram, sim, muitos momentos positivos. O futebol do Independente Futebol Clube é histórico — é a base do clube fundado em 1º de março de 1942. Muitos atletas vestiram o uniforme azul, amarelo e vermelho do time sediado na região Municipal, na sede de Capão do Leão, desde o 4º distrito de Pelotas até a atualidade, já como município.
Os sonhos voltaram ao clube, que corre atrás de mais e permanentes apoios para unir pessoas e fazer a entidade voltar a crescer. Um novo momento está em formatação, a partir da dedicação de muitas pessoas, com olhares para um futuro que supere alguns percalços na caminhada do Independente, valorizando o que foi feito e o que está por se fazer: reconstruir a sede, fechar toda a área, iluminar o estádio — ou seja, qualificar a estrutura física do clube a fim de escrever novos capítulos na história de seus atuais 82 anos.
O presidente, enfermeiro Jaques Boeno, não cansa de repetir o constante apoio do Conselho Deliberativo — presidente e membros — com vistas às necessárias e relevantes alterações de interesses patrimoniais. Também lembra de algumas atividades já em curso nas dependências do clube, como a escolinha de futebol, o futebol veterano, aulas de zumba e apresentações musicais, dentre outras.
“O veterano, reativado pelo Beto Xavier, traz pessoas de volta para o clube; a escolinha é a garantia de um novo tempo no futebol, para que, em breve, cheguemos à condição de berço cultural e esportivo do município, a partir de novas ideias e união de trabalho”, observa o dirigente, apostando na formação futura de um grande centro cultural e esportivo no espaço localizado de frente para a rua Jaime Ferreira Cardoso, no Bairro Municipal, bem no centro da sede do município.
A propósito do trabalho futebolístico, ele lembra que o retorno das categorias reservas e titulares está em um plano para o futuro breve. Assim como, também em breve, o clube participará de competição municipal na modalidade futsal, no Ginásio Municipal de Esportes de Capão do Leão, sob a coordenação do vice-presidente Maicon Fonseca. Nos registros da movimentação da base, destaca-se o trabalho do treinador Bruno, do professor Vilnei e do colaborador Jean.
Na sua trajetória de grandes jogos de futebol, de festas sociais e comunitárias, o Independente Futebol Clube é uma marca forte na história de Capão do Leão — da velha guarda ao presente, com olhares para o futuro. A atual gestão administrativa caminha no sentido de resgatar o que ficou pelo caminho e construir um novo e diferenciado momento social. O presidente Jaques destaca todas as ajudas comunitárias que se apresentam para contribuir e construir.




