Secretaria de Meio Ambiente de Rio Grande assume presidência de conselho da área na Azonasul

Junto com Rio Grande, também foram eleitos os municípios de São José do Norte, como vice-presidente, e Pinheiro Machado, como secretário. (Foto: Divulgação)

Em reunião na Azonasul, em Pelotas, nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Rio Grande foi eleita para a presidência do Conselho de Dirigentes Municipais de Meio Ambiente (Condimma). O órgão, que está retomando suas atividades depois de alguns anos inoperante, reúne secretários e secretárias de meio ambiente dos 23 municípios que fazem parte da associação.

De acordo com o secretário Antônio Soler, o mandato terá como objetivo unir força e conhecimento para superar as questões comuns, como resíduos, convênio sobre a mata atlântica com a Fepam, a situação dos cães sem tutores em espaços públicos e as mudanças climáticas. “A SMMA pretende que, de forma articulada, os municípios que ocupam o bioma Pampa e mata atlântica, compartilhem experiências, recursos e conhecimento para melhor enfrentar as mudanças climáticas. Essa articulação política é fundamental para a gestão ambiental dos municípios da zona Sul”, afirma.

Junto com Rio Grande, também foram eleitos os municípios de São José do Norte, como vice-presidente, e Pinheiro Machado, como secretário. A coordenação da câmara técnica ficou com Capão do Leão e a Secretaria de Qualidade Ambiental, de Pelotas, se comprometeu a participar e apoiar as ações do Comdimma.

Além disso, também esteve em pauta a participação da Azonasul na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, realizada pelo Ministério de Meio Ambiente, e que acontece de 6 a 9 de maio em Brasília. Representando o Rio Grande, também acompanharam a reunião a secretária-adjunta, Daiane Marques, e o superintendente da pasta, Luiz Arthur Filho.