Cerrito e Jaguarão recebem Selo Petronilha por ações na educação étnico-racial

Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. (Foto: Reprodução)

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNDIME/RS) anunciou, com orgulho, os 77 municípios gaúchos agraciados com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, um reconhecimento às ações voltadas à implementação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08. Na Zona Sul, os municípios de Cerrito e Jaguarão se destacaram, sendo os únicos da região a receberem a honraria.

O Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, instituído pela UNDIME/RS, visa valorizar as secretarias de educação que promovem a formação de profissionais para garantir uma educação inclusiva e equitativa, com foco nas relações étnico-raciais e na valorização da cultura afro-brasileira e quilombola. A iniciativa busca promover a equidade racial na educação, reconhecendo as redes de ensino que desenvolvem políticas, programas ou ações que promovem a igualdade, a educação para as relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola.

A UNDIME, uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1986, tem como missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender uma educação pública de qualidade social. A entidade defende ações democráticas que garantam a unidade de ação institucional, a diversidade e o pluralismo, além de apostar na gestão democrática, com base na construção de consensos, e executar ações pautadas pela ética, transparência, legalidade, impessoalidade e autonomia.

A conquista do Selo Petronilha pelos municípios de Cerrito e Jaguarão representa um marco importante para a educação da Zona Sul, demonstrando o compromisso das gestões municipais com a promoção da igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira e quilombola.