
Um ato que ficará na história de Jaguarão aconteceu no final da manhã do úiltimo sábado (25). Cavalarianos do município e região realizaram um desfile temático para enaltecer a batalha de 27 de Janeiro de 1865. A homenagem, que foi realizada pelo CTG Rincão da Fronteira, contou com a participação de centenas de pessoas entre cavalarianos e prendas, além do público em geral.
A concentração teve início em frente à sede do CTG, percorreu toda a avenida 27 de Janeiro, finalizando em frente ao palanque. O patrão do CTG, Guilherme Ballego, iniciou pedindo autorização ao prefeito Rogério Cruz (MDB) para o desfile entrar na avenida. Em seguida, piquetes e representantes de entidades do Brasil e Uruguai entraram na via mostrando toda sua paixão pela história do município.
O ato contou com a participação especial do secretário de Esportes do Rio Grande do Sul, Juliano Franczak, do vice-prefeito Jonas Barreiros (PP), acompanhado de seus filhos João Gabriel e João Vicente, e do ex-participante do Big Brother Brasil, Matteus Amaral.
A epopeia
O presidente uruguaio Atanasio Cruz Aguirre ordenou a invasão do território brasileiro como uma forma de vingança pela ocupação de Paysandú. A força uruguaia era composta por 1,5 mil cavaleiros sob o comando do general Basílio Muñoz e seu subordinado, o coronel Timóteo Aparício.
O ataque foi na cidade gaúcha de Jaguarão, às 15h do dia 27 de janeiro de 1865. A cidade estava guarnecida por 494 homens, sendo 94 regulares e 400 dos corpos provisórios de cavalaria números 15 e 28, sob o comando do general Manuel Pereira Vargas. O ataque uruguaio, ainda que em maior número, foi combatido com sucesso pelas forças brasileiras, com os invasores se retirando na noite do mesmo dia. Foram dois mortos e quatro feridos no lado brasileiro e seis mortos e 20 feridos no lado uruguaio.
Por ter defendido a invasão com vitória, Jaguarão recebeu de D. Pedro II o título de Cidade Heroica.
Veja mais fotos:
Créditos: Divulgação



