Pelotas: Prefeita recebe esculturas de Mafalda e Betinho

Novo ponto turístico da praça Coronel Pedro Osório, em homenagem aos 60 anos da Mafalda e 40 do curso de Letras da UFPel, visa incentivar a leitura no município. (Foto: Rodrigo Chagas)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) recebeu na manhã de terça-feira (17) as esculturas das personagens Mafalda e Betinho, viabilizadas pela iniciativa privada. Durante o encontro, foi definido o local de instalação das obras, em um banco da praça Coronel Pedro Osório, diante da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). O ato de inauguração está marcado para as 18h desta quarta-feira (18).

A gestora reforçou a importância da instalação em frente à BPP, nas proximidades da escultura do escritor João Simões Lopes Neto, criando um novo ponto turístico e cultural na cidade. “Além do valor cultural, a instalação da escultura também terá impacto no turismo, especialmente por estar próxima à estátua de João Simões Lopes Neto”, afirmou Paula.

A escultura de Mafalda, personagem criada há 60 anos pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, simboliza valores como igualdade, respeito às mulheres, democracia e o incentivo à leitura. Já a de Betinho, uma criação do cartunista pelotense André Macedo, representa uma figura criativa e questionadora. Oriundo da tribo dos Xami Xunga, uma comunidade fictícia que habita a cidade de Pelotas, Betinho é caracterizado pela sua curiosidade infantil e pensamento mágico sobre o mundo ao seu redor. Ambas as obras foram confeccionadas pelo artista plástico argentino Pablo Irrgang.

André Macedo expressou sua emoção com a instalação da escultura na cidade ao lado de uma obra de Quino. “Eu me sinto feliz e agradecido, o Betinho não é mais meu, agora, definitivamente, ele é do povo de Pelotas”, afirmou.

Estiveram presentes na ocasião o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, e a chefe de Gabinete, Kelli Baum.

2 comentários

  1. Está nojenta comunista quer se candidatar a governadora,como se não bastasse o verme asqueroso comunista do Eduardo Leite afundar a economia do RS,mas ela será escorraçada pelo povo gaúcho,basta dessa gentalha.

  2. Alguém sabe o que é o comunismo? Talvez a mais perfeita ideologia política e que por esse motivo nunca foi implantado em nenhum lugar do mundo. A própria URSS, era socialista. O comunismo NUNCA foi implantado.

Comments are closed.