Agroindústrias de Morro Redondo participam da 1ª Feira Internacional de Artesanato neste fim de semana em Rio Grande

Doces Vô Jordão. (Foto: Divulgação)

Entre sexta-feira (27) e domingo (29), acontecerá a 1ª Feira Internacional de Artesanato (FIAR) do Rio Grande, realizada pela Prefeitura, através das secretarias de Cultura, Esporte e Economia Criativa e de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, com o patrocínio do Senac e apoio da Nova Rheingantz, CDL Rio Grande e São José do Norte, Sebrae, Emater e financiamento Pró-Cultura/Sedac. O evento ocorrerá na Nova Rheingantz, localizada na avenida Rheingantz, nº 203, no centro da cidade.

A feira contará com atrações e participantes de várias cidades do Uruguai, por meio de parceria da Agência Binacional Brasil x Uruguai, além dos artesãos de Rio Grande e região. Haverá também espaço de Gastronomia e estandes dos artesãos.

Outro espaço que gera grande interesse do público é a Feira da Agricultura e Agroindústrias Familiares. A Feira está sendo organizada pela Ascar/Emater-RS, coordenada pela ação do engenheiro de Alimentos Renato Cougo dos Santos, do Escritório Regional de Pelotas, com o apoio dos escritórios municipais. Serão 25 estandes com artesanatos, produtos da Agricultura Familiar, das floriculturas e das agroindústrias da região. Morro Redondo estará representado com participação de quatro agroindústrias: Doces João de Barro, Embutidos Novack, Espaço Ecoar e Doces Vô Jordão.

“Ver os agricultores participando, mostrando seus produtos e suas marcas nos enche de orgulho, pois, embora sejamos facilitadores no processo desde os primeiros passos das agroindústrias, lá no interior dos municípios, até a finalização das embalagens e rótulos, são eles que se dedicam e tomam as decisões que fazem seus negócios crescer e gerar renda para a família”, comemora Santos.

Já Adriane Lobo, da Emater de Morro Redondo, destaca a grande participação das agroindústrias e floriculturas do município em eventos no Estado e até fora dele, como na ExpoAgro Afubra, Expointer, Fenadoce e eventos internacionais, na fronteira com o Uruguai, entre outros. “Abrir espaços de comercialização para as agroindústrias dos agricultores familiares é uma política pública importante para consolidar todos os esforços que fizemos nos municípios e favorecer a divulgação dessas marcas, que trazem junto toda uma tradição familiar ou regional. Desejamos boas vendas a todos os participantes”, manifestou Adriane.

A feira, que iniciaria nesta quinta-feira (26), foi adiada para o dia seguinte devido às fortes chuvas que afetaram a região, dificultando o deslocamento e o acesso dos visitantes.

O evento começa às 14h e vai até as 23h. No sábado e no domingo, abre às 10h e também se estende até as 23h. Todos estão convidados a participar e prestigiar os expositores, e as programações culturais, pois a entrada é gratuita.

Doces João de Barro. (Foto: Divulgação)
Embutidos Novack. (Foto: Divulgação)
Espaço Ecoar. (Foto: Divulgação)