Cledemir de Oliveira (MDB) e Luciano Bertinetti (MDB) anunciam pré-candidaturas ao Executivo de Canguçu

Atual vice-prefeito Cledemir Gonçalves (MDB) e Luciano Bertinetti (MDB). (Fotos: Divulgação)

As movimentações para as eleições de 2024 já começaram em Canguçu, com anúncios de pré-candidaturas ao Executivo, visando substituir o atual prefeito, Vinícius Pegoraro (MDB) e o vice Cledemir de Oliveira (MDB) que estão há oito anos à frente da prefeitura.

O vereador e ex-secretário municipal de Saúde, Luciano Zanetti Bertinetti (MDB) anunciou  pré-candidatura à Prefeitura. Em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou que trabalhou ao lado do atual prefeito nos últimos anos para fazer Canguçu crescer e se desenvolver, mas que é preciso ter humildade para reconhecer que nem tudo foi resolvido.

“O trabalho que vem sendo feito precisa continuar, mas precisa se renovar, se atualizar para fazer ainda mais”, disse.

Bertinetti é natural de Ares Alegre, 1° Distrito de Canguçu. Fisioterapeuta, concilia as atividades profissionais com a carreira política, que começou em 2017, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Em 2023, já no seu 2° mandato no Legislativo, foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores, estando à frente de diversos projetos da casa legislativa.

Em entrevista ao Tradição Regional, Bertinetti afirmou que considera o período que esteve à frente da Secretaria de Saúde, em 2022, como extremamente importante porque adquiriu bagagem e noção de gestão pública. Ele ressalta que é muito importante ter noção de gestão da saúde pública. “Foi um período em que tivemos enfrentamento de uma das maiores crises sanitárias do mundo. Assumi a aposta em janeiro e já no final do mês estávamos aplicando as primeiras vacinas”.

O legislador é identificado com causas da saúde pública, inclusão e diversidade e a pauta que mais defende envolve o Transtorno do Espectro Autista.

Além do vereador canguçuense, o atual vice-prefeito do município, Cledemir de Oliveira Gonçalves também é pré-candidato a prefeito pelo mesmo partido, o MDB. Fininho, como é conhecido, afirma que quer dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos oito anos, mas que tem ciência que melhorias e investimentos devem ser realizados.

Natural de Piratini, passou a frequentar Canguçu desde jovem, quando trabalhou e adentrou a área política. É professor concursado na área de Ciências no município desde 2004.

Em 2012 elegeu-se vereador e deu início a trajetória na política. Alguns anos depois tornou-se também secretário de Educação, Esportes e Cultura, por alguns anos. Em conversa com o Jornal Tradição, o vice-prefeito afirmou que o tempo dedicado à pasta foi de extrema relevância para a noção de gestão pública como um todo. Ele ainda reforçou os motivos pelos quais tomou a decisão de ser pré-candidato

“É uma grande motivação para dar sequência nesse processo [de continuidade no trabalho realizado] e ao mesmo tempo, ao longo de todo esse período nosso, sabemos de todas as dificuldades que nós enfrentamos e que ainda temos que superar. Então, é com base nesse contexto, principalmente dar sequência no que está sendo feito de bom e nas dificuldades que nós ainda temos que enfrentar, que faz com que eu queira seguir fazendo esse trabalho dentro do nosso município”, justificou.

O que diz o partido

À reportagem, o presidente do MDB, João Ari Swenson, afirmou que o fato de ter dois candidatos pré-dispostos a concorrer às eleições de 2024 está sendo avaliada com muito cuidado e atenção para que não saia nenhum perdedor.

“Montamos uma comissão que vai tratar das candidaturas para prefeito, vereadores, coligações, então essa comissão, que é bastante experiente, formada por pessoas com um conhecimento muito amplo, vai tratar a situação com muito carinho. A gente espera que já na convenção tenhamos apenas uma das chapas, esperamos que possamos ter habilidade e os pré-candidatos também para decidir em um comum acordo quem será o candidato”.

Segundo ele, ambos têm potencial, “merecem respeito e uma atenção muito grande”, disse.