Comitiva de Arroio Grande busca soluções para escolas estaduais interditadas

A comitiva buscou mobilizar-se para que medidas fossem tomadas pelo Governo Estadual, referente a interdição das duas escolas no município. (Foto: Ascom Prefeitura de Arroio Grande)

Uma comitiva formada pelo vice-prefeito Casca Silva (Progresistas), Vereador Lili Araújo (PSDB), Diretora do Instituto Estadual de Educação Aimone Soares Carriconde, Luciana Freitas e Diretora da Escola Estadual Vinte Setembro, Claudete Ferreira, cumpriu agendas na capital gaúcha no decorrer da última quarta-feira (20) para tratar sobre as interdições das instituições.

A comitiva arroio-grandense buscou mobilizar-se para que medidas fossem tomadas pelo governo estadual. Foi um dia marcado por muito trabalho e expectativas de ações para retomar as obras que irão encaminhar a resolução da situação que tem impactado a comunidade escolar.

Em reunião na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), foi manifestado o apoio total a demanda das escolas após a demonstração de documentos e relatório fotográfico que comprovaram a real situação estrutural dos prédios.

Logo após, a comitiva foi recepcionada pela secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira e equipe. Na oportunidade, Raquel manifestou total insatisfação com a interdição das escolas e de maneira concreta pontuou que restam poucos ajustes a serem feitos para o início das obras. A secretária de Educação ainda firmou o compromisso de agilizar os processos burocráticos para que de forma emergencial seja efetuado o início das obras.

Já na parte da tarde, os representantes do município foram recebidos pela secretária estadual de Obras, Izabel Christina Cotta Matte, oportunidade em que foram esclarecidas dúvidas de pontos considerados fundamentais para o processo de início das obras. O Executivo e Legislativo Municipal têm se colocado ao lado das escolas.

“Nosso objetivo é no sentido de agilizar a execução das obras por parte do Governo do Estado salientando a importância de se ter resolutividade para que as escolas iniciem o próximo ano letivo. Cobramos o compromisso das respectivas secretarias e o envolvimento total para resolverem as demandas e as escolas serem desinterditadas”, declarou o vice-prefeito.

Já o vereador salienta que a Educação deve ser prioridade e que não há mais tempo para espera, no entanto enxerga que as soluções estão começando a aparecer. Em nota sobre as reuniões, as Diretoras manifestaram os sentimentos de confiança e otimismo com os encaminhamentos realizados e agradeceram os representantes do Executivo e Legislativo Municipal com o envolvimento na pauta.