Capão do Leão: Encontro de presidentes das câmaras municipais da Zona Sul discute desenvolvimento econômico e danos causados pela estiagem

A reunião contou com a participação dos presidentes das câmaras municipais das cidades de Piratini, Cerrito, Canguçu, Morro Redondo, Rio Grande, Arroio do Padre, São Lourenço do Sul, Amaral Ferrador e Arroio Grande. (Foto: Divulgação)

Na sexta-feira (30) foi realizado um importante encontro que reuniu os presidentes das Câmaras Municipais da Zona Sul do Rio Grande do Sul, na cidade de Capão do Leão. Presidido pelo presidente André Porto, da câmara leonense, o evento teve como tema central o “Desenvolvimento Econômico, Agrário, Industrial e de Serviços da Zona Sul, danos causados pela estiagem e políticas de prevenção”.

A reunião contou com a participação dos presidentes das câmaras municipais das cidades de Piratini, Cerrito, Canguçu, Morro Redondo, Rio Grande, Arroio do Padre, São Lourenço do Sul, Amaral Ferrador e Arroio Grande. Além dessas autoridades locais, estiveram presentes representantes de órgãos governamentais e membros do poder executivo municipal.

O encontro teve início com as palavras de Porto, que destacou a importância da união dos municípios da Zona Sul para enfrentar os desafios econômicos e ambientais da região. Em seguida, o representante da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, Sergio Dorneles, abordou os impactos da estiagem na agricultura e apresentou medidas de prevenção e enfrentamento da crise hídrica.

Os presidentes das Câmaras Municipais compartilharam experiências e discutiram estratégias para o desenvolvimento econômico da Zona Sul. (Foto: Divulgação)

Durante o evento, os presidentes das Câmaras Municipais puderam compartilhar experiências e discutir estratégias para o desenvolvimento econômico da Zona Sul. Foram abordados temas como o incentivo à diversificação agrícola, a promoção do turismo regional, a atração de investimentos industriais e a qualificação dos serviços públicos.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre os danos causados pela estiagem, que afetou severamente a região nos últimos meses. Os participantes enfatizaram a importância de medidas preventivas e de planejamento para mitigar os efeitos das secas futuras, como o investimento em sistemas de irrigação eficientes, a preservação dos recursos hídricos e a conscientização da população sobre o uso responsável da água.

Ao final do encontro, o representante da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul, Adroaldo Rosa, ressaltou a importância desse tipo de iniciativa para fortalecer a representatividade dos municípios e promover o desenvolvimento sustentável da região.

Dentre os convidados especiais estiveram o representante da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, Sergio Dorneles, o representante da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul, Adroaldo Rosa, os secretários municipais de Capão do Leão, Danilo Leite da Agricultura e Paulo Ávila do Planejamento, bem como o diretor de Indústria e Comércio, Luiz Fernando da Silva.