Feira da Agricultura Familiar de Turuçu é contemplada no Fundo Social do Sicredi

Com recursos do Fundo Social foram adquiridos equipamentos e materiais para a feira. (Foto: Divulgação)

Feira livre é um espaço de criação de vínculos e laços. Muito além da comercialização, cria-se uma relação entre feirantes e comunidade. Neste sentido, iniciativas de feiras de agricultores familiares visam a geração de renda às famílias, mas também a aproximação entre consumidores urbanos e produtores de alimentos. A aproximação das duas pontas da cadeia produtiva e sua vinculação leva a diversas vantagens, como a valorização da agricultura familiar, além do consumo sustentável e seguro.

Neste sentido, a Feira da Agricultura Familiar de Turuçu é realizada desde 2017, a partir da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura Municipal e a Cooperativa Sicredi. Apenas através dessa união entre agricultores familiares e instituições foi possível manter a feira, apesar das dificuldades impostas por clima e pandemia.

Em 2023, as famílias e Emater fizeram um planejamento de ações e atividades para qualificar o atendimento ao público. Entre essas ações está a estruturação da feira, a qual contou com o apoio do Fundo Social do Sicredi.

A agência local da cooperativa é parceira da iniciativa desde o início, apoiando na estruturação e divulgação. Em 2018, incentivou a inscrição no Fundo Social e contemplou a feira com camisetas, faixas, balanças e outros materiais para melhorar o trabalho dos feirantes. Passados cinco anos, chegaram novas famílias e foi necessário um novo projeto, dessa vez apenas para aquisição de novas balanças.

“Já fomos contemplados uma vez com bastante material. Dessa vez fizemos um projeto menor, só do que precisávamos com mais urgência, para não concorrer em valor com projetos maiores que tinham no município. Todos muito importantes” relata a extensionista rural da Emater/RS-Ascar e engenheira agrônoma Janaína Rosa.

A chefe da unidade local da instituição, médica veterinária Alessandra Storch, desatacou a importância da parceria com o Sicredi. “Temos muitas atividades juntos, sempre contamos com o importante apoio e parceria do Sicredi, uma cooperativa que fomenta o desenvolvimento local. O fundo social da feira é apenas um exemplo dessas ações. Só com a união dos diferentes setores é possível fomentar o desenvolvimento rural e municipal, que é nosso grande objetivo em comum”, comemora.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome