Estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Caldas Júnior, de Turuçu, participaram de uma visita técnica ao Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (CETAC), com objetivo de conhecer o local, os cursos que oferece e as unidades didáticas, especialmente a de plantas medicinais com o Relógio do Corpo Humano.
A visita técnica faz parte das atividades que a equipe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar desenvolve junto à EMEIEF Caldas Júnior, através do Projeto Farmácia Viva. O objetivo é resgatar e compartilhar conhecimentos sobre plantas bioativas bem como a educação e promoção da saúde, através de atividades teórico-práticas que envolvem o conhecimento do corpo humano e das plantas, desde a identificação, uso seguro até o cultivo de plantas bioativas.
Conforme a enfermeira e extensionista rural Karin Peglow, atividades como a identificação de plantas medicinais e a estruturação de um Relógio do Corpo Humano fizeram parte da visita pois estão sendo desenvolvidas junto aos alunos.
Segundo Karin, o relógio é uma metodologia desenvolvida pela Emater que apresenta de forma didática o uso das plantas medicinais. Ele relaciona o funcionamento dos principais órgãos do corpo humano com seus horários de maior atividade e com as plantas medicinais que têm ação farmacológica sobre eles. O trabalho é baseado em pesquisa que une conhecimentos da medicina oriental com a ocidental e contribui para que as pessoas conheçam seu corpo, saibam como prevenir doenças e promover o uso seguro das plantas medicinais.
A médica veterinária e chefe do escritório municipal, Alessandra Storch reforça que para a empresa o Projeto também “visa conectar as ações desenvolvidas pela Emater junto aos grupos de agricultores no município, com a escola, resgatando conhecimentos das famílias e valorizando o saber dos agricultores. A Escola Caldas Júnior é uma parceira de longo tempo e tem um papel muito importante, pois está no meio da colônia”, afirma.