
Dentro das atividades do Projeto Farmácia Viva, a equipe da Emater/RS-Ascar de Turuçu realizou oficina de montagem de um minhocário com estudantes e professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Caldas Júnior, na zona rural do município.
O objetivo é produzir húmus de minhoca, utilizando folhas, cascas e demais descartes de frutas e hortaliças que iriam para o lixo. A estrutura montada é simples, utilizando uma composteira com baldes plásticos, demonstrando também para a comunidade escolar a possibilidade da montagem em casa. A iniciativa permite a transformação de materiais orgânicos que seriam descartados, gerando húmus e adubo líquido, que podem ser utilizado para a produção de alimentos, plantas medicinais, flores, etc.
Na escola será usado para adubação junto às plantas medicinais e frutíferas. A escola também está em fase de estruturação do Relógio do Corpo Humano, uma metodologia desenvolvida pela Emater que apresenta de forma didática o uso das plantas medicinais relacionados aos diversos sistemas e órgãos do corpo humano.
A extensionista rural e chefe do escritório municipal da Emater, Alessandra Storch responsável pela estruturação do minhocário, disse que a parceria com a Escola Caldas Júnior é importante, por estar localizada na zona rural e ter alunos que são filhos de agricultores e quilombolas do município. “O trabalho que fazemos aqui na escola reflete lá nas famílias. Queremos preparar e motivar nossas crianças e jovens a valorizar a agricultura e a vida no meio rural”, destaca.
O exemplo será seguido pelo jovem Italo Eduardo Conceição. Ele afirmou que irá implantar o minhocário na residência. “É simples e prático. Vou fazer”, disse.
Com informações da Assessoria de Imprensa