Vereadora de São Lourenço do Sul protocola pedido para a Criação do Programa de Fornecimento de Absorventes nas escolas municipais

Vereadora Fabiane Peglow protocolou projeto na segunda-feira (3) (Foto: Divulgação)

Na segunda-feira (3), a vereadora Fabiane Peglow (PSB) protocolou a minuta de projeto de lei que “institui o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas Escolas Municipais de São Lourenço do Sul”, através da proposição nº 724/2021.

O projeto prevê a distribuição de forma gratuita de absorventes para meninas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social da rede municipal de ensino, proporcionando além do acesso, evitar que as estudantes se ausentem das aulas por falta de absorventes e a prevenção de doenças pelo uso prolongado do mesmo absorvente higiênico.

Segundo o Editorial Primavera, 26% das meninas com idade entre 15 e 17 anos não têm condições de comprar absorventes.

“Realizar a distribuição gratuita desses itens é fundamental, pois não estamos tratando de algo supérfluo, mas sim de levar dignidade para centenas de meninas da nossa cidade e do interior. A pobreza menstrual é um tema tabu, pois abordamos um estigma em relação a menstruação para a sociedade, mas traz à tona as dificuldades de acesso das mulheres que mais precisam e tratarmos o tema como saúde pública”, salienta a vereadora.

A falta de acesso aos absorventes pelas mulheres coloca a saúde física em risco, pois elas utilizam papéis, trapos, miolos de pão ou até mesmo a reutilização do absorvente descartável, com riscos de infecções urinárias e vaginais.

O programa já é realidade em municípios como o Rio de Janeiro e também está em condições nas câmaras municipais de Novo Hamburgo, Santa Maria e Sapiranga.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome