Mesmo com vento forte, Lagoa dos Patos apresenta declínio em São Lourenço do Sul

Região da costa já está bastante destruída em virtude da elevação das águas da lagoa na cidade. (Foto: Divulgação/Decom São Lourenço do Sul)

Em São Lourenço do Sul, o nível da Lagoa dos Patos permanece em oscilação nesta segunda-feira (13). A aferição das 10h feita in loco na régua do Largo Laura Abreu indica que as águas estão 2,40 metros acima do normal – uma diminuição de 8cm desde a medição das 6h, quando o nível atingiu 2,48 metros. O índice atual se mantém igual ao registrado às 9h.

Durante a madrugada e início da manhã, o nível variou entre 2,71 metros a 2,40 metros, sendo que o maior índice foi registrado à 0h e o menor, às 9h. Um declínio do nível das águas está sendo percebido desde as 6h. Contudo, a coloração mais escura da lagoa já indica que mancha de inundação do Lago Guaíba começou a chegar na região já no domingo (12), de acordo com a Defesa Civil.

Nesta manhã, os ventos sopram no quadrante sudoeste a uma velocidade de 29km/h e com rajadas de 47km/h. A direção do vento influencia no recuo dos níveis da água da lagoa. Para realizar esse cálculo, é utilizado um anemômetro.

As áreas costeiras da lagoa e dos arroios São Lourenço e Carahá são as mais afetadas pela inundação e já estão com pontos de transbordamento e bloqueio de vias. A orientação das autoridades é para evitar o tráfego de veículos de de pedestres nestes locais. As aulas seguem suspensas em todo o município nesta segunda-feira.

A última atualização sobre desabrigados no município, realizada às 15h30 de sábado (11), apontava que 144 pessoas haviam deixado suas casas e ido para abrigos municipais. O governo municipal está com quatro abrigos, sendo que dois deles já estão lotados.

Confira:

Conviver: avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 3.457, bairro Medianeira – lotado

Comunidade Nossa Senhora de Fátima: rua Santa Cruz, nº 267, bairro Lomba – lotado

Comunidade Medianeira: rua Osvaldo Cruz, nº 212, bairro Medianeira – disponível

Salão Três de Maio: rua Doutor Pio Ferreira, nº 355 – disponível

O Esporte Clube São Lourenço recebe os donativos aos afetados pela enchente de segunda a sábado, das 8h às 17h. O endereço é rua Senador Pinheiro Machado, nº 643.

Contatos de emergência:
  • Defesa Civil: 53 99100-0645;
  • Brigada Militar: 190 está fora do ar para emergência ligue (53) 98406-7221 ou WhatsApp (53) 32511407;
  • Bombeiros: 193.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome