Legislativo de São Lourenço do Sul homenageia a Aapecan Metade Sul

Vereador Renan e a equipe da Aapecan Pelotas. (Foto: Divulgação)

Em sessão especial proposta pelos vereadores Renan Hartwig e Paulinho Pereira, a Câmara Municipal de São Lourenço do Sul homenageou a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – Aapecan, pelos serviços prestados em beneficio as pessoas em tratamento oncológico de São Lourenço e demais cidades da zona sul do Estado. O vereador Renan Hartwig, presidente do Legislativo lourenciano e autor da proposta que destacou a Aapecan, entregou uma placa ao coordenador da Metade Sul, Fabiano Gerbaudo e ao diretor e um dos fundadores da Associação, Paulo Vasques. Também tiveram seus trabalhos reconhecidos, o artesão pirogravurador em couro, Cla udiomiro Pereira e o radialista e humorista, Clóvis Hartwig.

Ao anunciar o reconhecimento ao trabalho da Aapecan, o parlamentar Renan Hartwig, fez um breve relato sobre sua história de superação ao vencer o câncer. A notícia do diagnóstico impactou profundamente ele e a família. “Com muita força de vontade e apoio dos familiares e amigos eu venci a doença”, contou. Após a recuperação, o vereador passou a auxiliar pessoas com diagnóstico de câncer, foi então que encontrou a Aapecan. “É um trabalho de extrema importância, que ajuda não só a pessoa adoentada mas também a família”, ressaltou. “Que a comunidade loureciana e de toda zona sul possa fazer um esforço e contribuir para que a Aapecan siga com seu trabalho ajudando mais e mais pessoas”, encerrou.

O coordenador da Aapecan agradeceu o reconhecimento, e lembrou a importância dos contribuintes e colaboradores. “Essa homenagem não é para Aapecan e sim para a comunidade que mantém o nosso trabalho”. Gerbaudo aproveitou o espaço, para pedir o apoio para obra de construção da sede própria da Unidade Pelotas. “Um pouco de cada um é para nós uma ajuda enorme na realização do sonho de uma sede maior com mais conforto para o nosso usuário”. Fabiano Gerbaudo fez questão de destacar a prioridade ao usuário. “Independentemente da obra, não vamos deixar de atender quem for buscar o auxílio da Aapecan”.

O vereador Paulinho Pereira pediu uma salva de palmas ao diretor e fundador da instituição Paulo Vasques, como reconhecimento ao seu esforço e iniciativa em criar a Associação. A assistente social da Unidade Pelotas da Aapecan, Fernanda Ayres, falou sobre o trabalho e funcionamento da instituição e esclareceu dúvidas dos vereadores e do público presente na cerimônia.

Sobre a Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atende há 16 anos (março de 2005) no Rio Grande do Sul de forma gratuita pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, outras 13 já foram abertas no Estado – dez delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros municípios que precisam se submeter a tratamento oncológico, quatro refeições diárias acompanhadas por nutricionista e, na maioria delas, deslocamento a centros médicos. Nesses 16 anos a Aapecan já atendeu mais de 20 mil pessoas que necessitam de amparo social durante o tratamento contra o Câncer e seus familiares/acompanhantes/responsáveis.

Unidade Pelotas

A Unidade Pelotas foi inaugurada em outubro de 2005. É a segunda há mais tempo em funcionamento e a primeira a contar com Casa de Apoio (com capacidade para 22 pessoas). Os usuários são provenientes, além de Pelotas, de quase todos os outros Municípios da Zona Sul do Estado: São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Canguçu, Santana da Boa Vista, Morro Redondo, Capão do Leão, Piratini, Cerrito, Pedro Osório, Arroio Grande, Herval e Jaguarão. Dispõem de atendimento social, psicológico, grupos de apoio e assessoria jurídica. Benefícios como fraldas geriátricas, kits, dietas e suplementos alimentares, entre outros, são garantidos mediante avaliação da equi pe do Serviço Social. A Unidade oferece também oficinas de artesanato, sessões de Reiki e palestras informativas. Usuários hospedados na Casa de Apoio, além da acomodação, têm acesso a quatro refeições diárias elaboradas por nutricionista e transporte a hospitais e centros de tratamento oncológico.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome