São Lourenço do Sul é reconhecido pelas suas belas praias de água doce, mas não é somente este o atrativo da cidade. Na estação mais fria do ano o meio rural ganha destaque com suas belas paisagens, caminhos, tradições, e opções turísticas, como os empreendimentos do Caminho Pomerano, e as belezas naturais, como a Cachoeira do Salto Bonito e a Pedra Guardiã, ambas localizadas em Sesmaria, e o espaço histórico da Coxilha do Barão. Outras casas antigas, que remontam a cultura alemã e pomerana também podem ser visitadas.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio do município, Luis Carlos Citrini Braga, destaca que as atividades ao ar livre, como o ciclismo, as caminhadas e as corridas, são ótimas para serem feitas em meio às paisagens. “O turismo rural compõe a diversificação da oferta turística, através dos empreendimentos e paisagens no interior do nosso município”, afirma.
Cicloturismo
O cicloturismo reúne o ciclismo e o turismo, duas atividades fortes no município, e principalmente no meio rural. A União Lourenciana de Ciclistas (ULC) tem ampliado e divulgado o potencial do meio rural de São Lourenço do Sul para a prática desta atividade, organizando eventos, preparando novos atletas e formatando os trajetos.
O presidente da ULC, Dirceu Hartwig, destaca o cicloturismo rural de São Lourenço com um grande potencial de crescimento, pois o município possui estrutura gastronômica e hoteleira, logística adequada, belas paisagens e uma preservação de costumes que atraem os visitantes. O ponto de partida da atividade é do Boqueirão, primeira sede do município, e de fácil acesso, a partir deste ponto é possível escolher trajetos de diversos tamanhos, que vão desde 10 km a 70 km.
A União realizou seu primeiro evento de cicloturismo em fevereiro. A próxima edição será realizada dia 3 de outubro, em parceria com o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenchein, que realizada em outubro sua tradicional Sudoktoberfest. O evento tem o objetivo de reunir os ciclistas da região, e valorizar a cultura alemã.
“O nosso convite é de que as pessoas venham, com todos os cuidados, pedalar no interior de São Lourenço pedalar, tenho certeza que vão sair encantados com a beleza da perola da lagoa”, convida Dirceu.
Retomada segura do turismo
Na pandemia a atividade turística teve uma pausa, o que impactou de forma negativa a economia do município. Para incentivar a retomada do turismo de forma segura, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC) conquistou para o município o selo “Safe Travels”, tornando-se o quinto município no país e o segundo no estado do Rio Grande do Sul a ganhar essa certificação. Além disso, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) desenvolveu o selo “Ambiente Limpo e Seguro”, que demarca as empresas que seguem todos os protocolos sanitários globais de prevenção contra a Covid-19.