São Lourenço do Sul: Festa do Fumo do Salão Ziebell bate recorde de público em sua 11ª edição

Mais de 6 mil pessoas passaram pela festa, sendo o maior público registrado em 11 edições. (Foto: Catarine Thiel)

Depois de uma chuva muito aguardada pelos agricultores, o domingo (5) foi de sol e calor, contrariando as previsões climáticas. Um incentivo a mais para o público prestigiar a retomada da Festa do Fumo do Salão Ziebell, em Campos Quevedos, interior de São Lourenço do Sul, parada há dois anos devido à pandemia. Desde o último evento, a organização e soberanas não pararam de divulgar e planejar a festa, e o resultado foi o maior público já registrado, com mais de 6 mil presentes.

O evento contou com a exposição de mais de 60 estandes, com exposição de tratores, implementos, veículos, e empresas do setor agrícola, financeiro, de serviços, comércio e pequenos empreendedores. Os visitantes puderam conhecer as novidades de cada setor, tirar dúvidas e concorrer a brindes em sorteios.

A programação contou com muitas atrações, e duas delas dedicadas à valorização da cultura, com apresentação da Banda Marcial do Colégio Nossa Senhora Aparecida de Canguçu e do Grupo de Danças Blumen Auf Dem Weg, que prepararam apresentações especiais para o evento e exaltaram o meio rural. As bandas Pommer Brass e Sul Brass animaram a tarde e a noite da festa, respectivamente, e para fechar o evento teve Indústria do Som, com DJ Flávio Luis e DJ Augusto.

Autoridades e a então corte da Festa participaram da abertura oficial. (Foto: Catarine Thiel)

Lideranças e pessoas importantes do setor do tabaco estiveram presentes no evento. Destaque para os responsáveis pelas páginas no Facebook Fumicultores Unidos, Eric Estevam e Neto Lacerda, e Piá do Interior, Édinis Grellert. Eles são referências para os agricultores por mostrarem nas redes sociais o cotidiano da lida no campo, as dificuldades e aprendizados e assim proporcionar um espaço de troca de conhecimento.

Na abertura oficial estiveram presentes o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter (PDT), o vice-prefeito Cléo Uarthe (PDT), o secretário de Planejamento e Meio Ambiente Rodrigo Uarth, e o deputado estadual Zé Nunes (PT), que destacaram em suas falas a importância da fumicultura para a região e firmaram compromisso em manter a produção valorizada.

Também estiveram presentes as soberanas de outros eventos da região, como a Festa do Colono e Motorista da Coxilha do Barão, do Salão Lüdtke, do Centro de Eventos do Herval, do Salão Ledebuhr e a rainha infantil do Esporte Clube Cruzeiro, além das soberanas do Arroio do Padre, da 34ª Sudoktoberfest e da Festa do Morango de Pelotas. O destaque foi a presença das soberanas da 37ª Festa do Fumo e 14ª Agrifest Afubra de Chuvisca, um evento que é referência para os organizadores por representar, defender e apoiar o tabaco e a classe fumicultora.

Nova corte foi revelada durante o evento e é composta por Marciele Cristina Hartwig como Miss Simpatia, Jenifer Klumb Vahl e Ana Paula Podewils Timm como princesas, e Juliane Altenburg como a rainha. (Foto: Catarine Thiel)

O momento mais emocionante da festa foi a coroação das novas soberanas. O resultado das escolhidas pelos jurados no baile que aconteceu dia 12 de fevereiro foi revelado, e as escolhidas foram Marciele Cristina Hartwig como Miss Simpatia, Jenifer Klumb Vahl e Ana Paula Podewils Timm como princesas, e Juliane Altenburg como a rainha. A despedida da corte anterior foi com muitas lágrimas e homenagens.

As soberanas estavam à frente da divulgação há três anos e, segundo os organizadores, se dedicaram muito à festa, tanto que grande parte do público que estava presente seria devido à atuação delas. A corte era composta pela rainha Liliane Schroder Zitzke, princesas Karen Thurow e Helena Röpke, e simpatia Eduarda Klumb Nornberg, que deixam o reinado e legado na história da festa.

Os organizadores, Jader e Mariela Ziebell agradeceram a todos que estiveram presentes, aos que ajudaram de forma voluntária antes e durante o evento, e já planejam a próxima edição da festa, que será realizada no dia 3 de março de 2024.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome