FURG inaugura nova Casa do Estudante em São Lourenço do Sul

Foto: Divulgação

Desde 2010, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG tem ampliado sua atuação no município de São Lourenço do Sul, reforçando seu papel social e seu compromisso com a comunidade acadêmica, em especial no tocante aos estudantes de Graduação e Pós Graduação da FURG. Desde então a Gestão da Universidade vem buscando garantir o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, assim como a ampliação de políticas públicas de permanência qualificada na universidade. Em 2015, foi inaugurada a primeira moradia estudantil (CEU/FURG) no município, que abrigou os primeiros estudantes deferidos no Edital de assistência básica da PRAE. Contudo com o crescimento do campus a necessária expansão do número de vagas tornou-se imprescindível, assim como a expansão das dependências do Campus de SLS e sua infraestrutura.

Assim, no dia 30 de Abril, uma nova casa do estudante foi inaugurada no município. A nova CEU/FURG, localizada na e, Rua Monsenhor Gautsch, 215, passa a ter capacidade de acolher 25 acadêmicos, que ficarão hospedados em 6 casas com quarto, cozinha, sala e banheiro privativo mobiliados, além dos espaços destinados para a portaria e para a área de serviço e lavanderia. A nova CEU passa a contar também com uma grande área verde, com árvores e gramados totalizando 1200 m². Essa ação busca ampliar, dignificar e qualificar a vida dos estudantes, promovendo a permanência e mitigando a evasão.

Para celebrar esse momento, no dia 30 de abril, foi realizada uma celebração conjunta que contou com a participação dos moradores da casa do estudante, o Diretor do Campus Prof. Eduardo Saldanha Vogelmann, da Coordenadora de Atenção ao Estudante Pedagoga Ana Paula Grellert e da Psicóloga Larissa Migliavaca Pacheco, ambas da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE. Nessa ocasião foram plantadas mudas de árvores frutíferas, simbolizando o início de um novo ciclo e a esperança de que o futuro nos traga bons frutos construídos nesse novo ambiente. Ainda nessa ocasião o discente do Curso de Bacharelado em Agroecologia Ronaldo Augusto Gomes da Silva recitou um poema que o mesmo escreveu para comemorar a nova conquista do Campus da FURG em São Lourenço do Sul. Confira abaixo o poema do discente Ronaldo.

 

Somos movidos por sonhos…

Ainda que neguem nossa fé, somos mulheres e homens de ciências que experimentam o mundo e como se comporta em seus fenômenos.

E é com esse espírito da busca pelo conhecimento para poder transformar é que amanhecemos todos os dias. Transformando utopias naquilo em que “teimamos” em chamar de realidade.

Hoje, desperto pela madrugada olhei para a Via-Láctea e pensei…

Este nosso pedaço da Universidade que contém a CEU e estão contidas algumas estrelas, alguns idealistas, alguns sonhadores.

Sendo estrelas… Da mesma matéria…. Mesma energia

Somos o enigmático sentido da vida.

Em sinergias cujo campo gravitacional nos mantém coesos no grande fluxo existencial.

Relativamos o tempo e mensuramos a razão, mas cada sonho que se torna realidade encontra na essência humana ou naquilo que humanizamos para tornarmos o mundo um lugar melhor.

A nova CEU do Campus da Furg de São Lourenço do Sul nasce dessa nossa velha e indelével crença de que os sonhos nos movem para o futuro!

Nossa gratidão!

 

Ronaldo Augusto Gomes da Silva

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome