Após uma sequência de recordes e enorme crescimento nos últimos anos, a Südoktoberfest se encaminha para mais um reconhecimento a nível estadual. Tramita na Assembleia Legislativa Gaúcha o projeto de lei que declara o evento como relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul, e o inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A proposta é do deputado Zé Nunes (PT).
A “Festa de Outubro no Sul” chegou a 32ª edição em 2019 celebrando a cultura alemã/pomerana envolvendo cada vez mais a região. Nos últimos anos são sequências de recordes de público e consumo, além do recorde mundial com a Maior Polonaise do Mundo, dançada em 2018 por 802 pessoas, feito repetido em 2019 e que aguarda homologação do Word Guinnes Records. Neste ano, a festa também teve recorde de programação, desenvolvida ao longo de oito dias. Foram dias de festa espalhada pela cidade, além de quatro dias no parque montado junto ao Esporte Clube São Lourenço. A cada ano, a cidade se envolve cada vez mais com a Südoktoberfest, consagrada como a maior festa de São Lourenço do Sul e a maior e mais tradicional festa germânica da metade Sul do estado.
“Ficamos muito felizes com este reconhecimento de colocar a Südoktoberfest no calendário estadual. O Grupo Sonnenschein e a Südoktoberfest fazem um trabalho relevante na região. É motivo de felicidade esta homenagem da Assembleia Legislativa, para São Lourenço do Sul, para a Südoktoberfest e o Sonnenschein”, avalia Fabiano Bosenbecker, presidente do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que realiza a festa.
Em mais de 30 anos, a festividade mantém suas características originais de preservação e difusão da cultura e dos costumes dos imigrantes, assim como o voluntariado. A festa é atualmente o maior evento de voluntariado da região, com cerca de 500 pessoas dedicando-se gratuitamente para realizar o evento. São integrantes, familiares e amigos do Sonnenschein, atualmente o segundo maior grupo do folclore germânico no Brasil com mais de 200 dançarinos. Pessoas que desenvolvem um importante trabalho cultural e social também com dedicação voluntária, desde os dançarinos entre três e 84 anos, até os diretores. O Sonnenschein é o único grupo folclórico do Brasil a realizar um evento nas dimensões da Südoktoberfest de forma totalmente independente ao poder público e sem recursos públicos.
A presidente eleita do Sonnenschein, que assume o cargo nos próximos dias, Edna Bosenbecker, avalia o reconhecimento como importante forma de afirmação da identidade cultural. “É muito importante esta visibilidade estadual que buscamos há tanto tempo, sempre expandindo mais a divulgação para atingir outros lugares. É uma iniciativa muito boa, pois neste momento de tantas crises, em tantos setores, crises morais, crises sociais, a crise de identidade é mais uma delas. Preservar a nossa identidade, divulgar que há um evento que se preocupa com isso como é nossa festa, que tem esta preservação, que faz as pessoas se divertirem e reviverem aquilo que era importante para nossos antepassados, é muito importante. Diante de todos os problemas que se tem, não viver esta crise de identidade é muito importante e preservar esta identidade cultural é o trabalho do Sonnenschein há 36 anos e há 32 anos da Südoktoberfest”, reflete a futura presidente.
“Para nós é coroar um trabalho que há muitos anos é feito por tantas pessoas para que a festa ganhe espaço, para que as pessoas se identifiquem com ela”, completa Edna.
Projeção de crescimento em 2020
O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein já trabalha na preparação da 33ª Südoktoberfest que, em seu parque, ocorrerá nos dias 8, 9, 10 e 11 de outubro de 2020. Quatro atrações já estão definidas: as bandas Sul Brass, Champion, Hopus e Rogério Magrão e Banda. Muitas outras se somarão a estas para animar os bailes da festa. Junto disso, a conhecida programação se manterá com jantar típico, café colonial, ampla praça de alimentação, encontro de grupos de danças, encontro de corais, jogos germânicos, espaço kinder, concurso para eleição da nova corte, torneio de schafskopf, Encontro Nacional de Jogadores de Schafskopf, Campeonato de Futebol de Mesa, concurso de chopp a metro, entre outras atrações, como o desfile temático que espalha alegria pelas ruas em mais de 2 quilômetros de extensão.
A expectativa para 2020 é novamente de superar os números dos anos anteriores, tanto no público quanto em consumo, especialmente em chopp e rievelsback, já que a Südoktoberfest é a Oktoberfest brasileira com maior consumo per capita de chopp. Novidades da programação e atrações, assim como surpresas ao público também estão sendo preparadas. Além disso, está sendo formatada a programação para atividades em outros pontos da cidade nos dias que antecedem a programação no parque, assim como aconteceu em 2019 e que envolveu ainda mais a comunidade com o evento.