Através da mobilização do Centro de Escritores Lourencianos (CEL) e com proposição aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul na segunda-feira (25), a jornalista Sandra Veroneze da Pragmatha Editora será homenageada pela sua dedicação e contribuição com a literatura do município.
A homenagem deverá ocorrer no mês de outubro na Câmara Municipal e irá integrar as festividades do aniversário de 27 anos do CEL.
Histórico
Sandra Veroneze começou a fazer parte da história do Centro desde 2014 quando foi publicada pela Pragmatha a 19ª Antologia do CEL quando a autoria ainda residia em Porto Alegre.
A competência e disponibilidade profissional conquistou a confiança dos celianos e a partir desse momento muitos foram os projetos com a chancela Pragmatha em suas obras.
Apesar da distância geográfica separar esta gaúcha de sua terra natal (reside atualmente em São Paulo), ela mantém um olhar atento para a possibilidade de oportunizar que alunos de escolas públicas experienciem a autoria de uma obra literária.
Foram muitas as obras coletivas editadas pela Pragmatha, entre elas “Teia de Prata”, “À luz do Escuro”, “20ª Antologia do CEL”, “Os heróis que nos habitam” (volume I publicado em plena pandemia e que já está no volume III), “Nossa gente, nossas histórias, (volume I e II), “Uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo” (Volume I e II).
Além destas obras coletivas do CEL, muitos autores lourencianos escolheram a Pragmatha para publicar seus livros individuais. Agenor de Mello Coelho, Arita Martins Corrêa, Verena Rogowski Becker, Cleia Dröse, Jairo Scholl Costa são autores que optaram por trabalhar com Sandra por se sentirem respeitados e valorizados na construção de suas obras.
Ela também demonstra apreço especial por São Lourenço do Sul, comparecendo em 2022 à Feira do Livro com várias obras que foram lançadas durante o evento. Também compareceu na “Festa da literatura em São Lourenço do Sul”, promovido pelo CEL para comemorar o 27º aniversário.