O Centro de Escritores Lourencianos (CEL) foi fundado em 21 de outubro de 1996, tendo por finalidade incentivar o hábito de leitura e aperfeiçoar a escrita literária de seus participantes. Durante estes 26 anos, o CEL sempre esteve engajado em projetos voltados aos alunos de escolas públicas de São Lourenço do Sul, quer seja oferecendo oficinas de escrita criativa ou incluindo textos de alunos em suas publicações.
Somente no ano de 2022, foram publicados textos de 185 alunos, distribuídos entre as obras “Os heróis que nos habitam” volume 2, “Nossa gente, nossas histórias” (traduzido para o pomerano), “Uma visita ao Sítio do Picapau Amarelo” e textos classificados nos concursos e publicados na “20ª Antologia do CEL”.
As referidas obras foram lançadas na Feira do Livro em novembro de 2022, com os alunos participando de sessão de autógrafos e lives de pré-lançamento, o que resultou em boa repercussão e reconhecimento através das mídias, tanto local como regional.
As obras foram direcionadas a um público específico (alunos em fase de alfabetização, alunos do interior que tem como língua materna o idioma pomerano e alunos de diversos bairros da cidade) e a avaliação recebida pela comunidade escolar foi bastante positivo. A parceria da Pragmatha Editora é fundamental no desenvolvimento das obras literárias.
O CEL também desenvolve o projeto “Empresa Amiga da Literatura” que busca incentivar o apoio de empresas e instituições aos projetos literários coordenado pelo CEL. E no decorrer do ano de 2023, para a continuidade das atividades e projetos, busca-se a adesão de novos parceiros e apoiadores.
A sede do CEL está localizada à Rua General Osório, 1391, com disponibilidade de visitação às quartas-feiras, das 14 às 16 horas, onde poderá ser conhecido o trabalho da entidade, que atualmente atua na formatação de uma biblioteca.
Destaca-se que o CEL – Centro de Escritores Lourencianos, atua através de seus voluntários, envolvendo significativo trabalho de desprendimento e esforço, tudo com o objetivo de acelerar o processo de inclusão social com a valorização da literatura, cultura e o incentivo à leitura.